Congresso Internacional da Associação Psicanalítica de Porto Alegre

O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, com conferências, debates, mostra fotográfica e lançamento de livros na Associação Leopoldina Juvenil

A temática do Congresso Internacional APPOA e Instituto APPOAPsicanálise e o Espírito do Nosso Tempo, que tem início nesta sexta (8/11) e segue até domingo (10/11), busca promover o entrelaçamento de ideias essenciais para a psicanálise e para a cultura. Uma reflexão fundamental para os psicanalistas em sua práxis na escuta de pacientes.

Freud e Lacan, em seus diferentes estilos, insistiram neste ponto essencial da formação: a escuta psicanalítica é uma forma singular de dar lugar ao sujeito na diversidade de suas formas de expressão. Para isso, o discurso do psicanalista só se sustenta em estreita relação aos diferentes campos da cultura que compõem nosso processo civilizatório.

Psicanalistas e intelectuais de diferentes formações aqui no Brasil, nos países da América Latina e na Europa irão trazer sua contribuição ao diálogo. O congresso terá como conferencistas os psicanalistas franceses Roland Chemama e Marc Darmon, o professor da Unicamp, tradutor e crítico literário Márcio Seligmann, o doutor em letras, escritor e tradutor Donaldo Schüler e a psicanalista Maria Rita Khel.

Durante os três dias do congresso, que também marca as comemorações dos 30 anos da APPOA, serão realizados debates, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e a exposição de fotografias Quando um Livro se Torna Álbum de Família, do fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti. As imagens marcam a intervenção do Museu das Memórias (In)Possíveis no trabalho do fotógrafo que, em 1995, registrou a primeira experiência no Brasil de seleta coletiva de lixo, organizada por um grupo de mulheres que ficou conhecido como as Catadoras da Vila Dique.

Passadas mais de duas décadas, a mostra atualiza esta memória com a mediação do museu virtual Museu das Memórias (In)Possíveis – ainda em fase de atualização, o museu tem sua inauguração oficial prevista para o início de 2020.

A programação completa, assim como mais informações, podem ser obtidas aqui.

Diversos horários

Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Inscrições encerradas