Paulo César Teixeira na Feira do Livro de Porto Alegre

O escritor autografa "Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre" nesta sexta-feira (8/11), às 17h, na Praça Central da 65ª Feira do Livro

VER GALERIA

Paulo César Teixeira lança Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre nesta sexta (8/11), às 17h, na Praça Central da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Rua da Margem traz à tona uma Porto Alegre que pouco aparece por aí – a cidade do Barão da João Alfredo, do Ildo da Lanchera, do Sid do Bambu’s, da cantora Valéria, do Pé Palito, do seu Cláudio do Parangolé. Uma cidade plural e diversa, vaidosa de sua história e aberta à cena contemporânea.

Agora, as melhores reportagens que passaram pelo site – sobre pessoas e lugares que merecem tinta e papel – estão reunidas em livro: Rua da Margem – Histórias de Porto Alegre, editado pela Libretos, reúne textos do jornalista Paulo César Teixeira publicados desde outubro de 2017, quando o portal foi criado pelo autor e a publicitária Luísa Rosa (pai e  filha). As matérias destacam cenários e personagens que encantam e ajudam a transformar a capital do RS num lugar mais  saudável  e  prazeroso de se viver. Além disso, a obra traz reportagens inéditas, especialmente produzidas para o livro, que recontam a história da Cidade Baixa guiadas pelos olhos de antigos moradores do bairro mais boêmio e cultural de Porto Alegre.

Até o dia do lançamento prossegue a campanha na plataforma do Catarse para custear a produção da obra, com recompensas que incluem desde um jantar do projeto de cozinha artesanal Mucho Gosto no bar Guernica a um chope artesanal no bar I Love CB, passando ainda por brindes como chaveiros e porta-livros produzidos em tecido pela marca A Mãe Que Fez. .

Ainda no dia  8 de novembro, a partir das 19h30min, Paulo estará autografando a obra também no bar Guernica, na Cidade Baixa. Além de sessão de autógrafos, será realizada uma roda de conversa com a participação de personagens que aparecem nas reportagens. Em seguida, a noite fecha com o show Elisa Meneghetti Canta Nei Lisboa, com a cantora Elisa Meneghetti navegando no repertório de um dos mais representativos compositores de Porto Alegre, acompanhada ao violão por Filipe Narcizo.

Paulo César Teixeira publicou Esquina Maldita (2012), Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita (2015) e Darcy Alves – Vida nas Cordas do Violão (2010), livros também editados pela Libretos, que buscam construir uma "arqueologia das sombras" de Porto Alegre, revelando ou reconstituindo figuras e espaços desconhecidos do grande público. Como jornalista, Paulo César tem textos publicados nas revistas Istoé, Veja, Época e Carta Capital e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora e Jornal do Comércio. Ganhou o Prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) de Reportagem Cultural, em 2005 e 2008, por Um certo Erico Verissimo e A Rua da Margem, ambas as matérias publicadas pela revista Aplauso.

Sex 17h

Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro (Praça da Alfândega, s/nº)

Entrada franca