Matinal assinantes

Foto: Divulgação

09

NOV
HORÁRIOS Sab a partir das 15h

Instituto Goethe relembra 30 anos da queda do Muro de Berlim

A programação exibe filmes e realiza uma intervenção com imagens no muro da instituição nesta sexta-feira (9/11), a partir das 15h

VER GALERIA

A fim de marcar os 30 anos de um dos acontecimentos históricos mais simbólicos do século 20, o Goethe-Institut Porto Alegre exibe neste sábado (9/11), três filmes que ilustram histórias e momentos ocorridos antes, durante e depois da queda do Muro de Berlim por meio de diferentes gêneros cinematográficos.

Serão exibidos um premiado drama (A Vida dos Outros, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007), um filme para televisão (A Rua Bornholmer, que narra o momento em que acidentalmente se permitiu o trânsito entre as Alemanhas) e um documentário artístico (O Muro, um documentário silencioso do cineasta e artista Jürgen Böttcher).

Além da série de filmes, o Instituto também apresenta uma intervenção com imagens do Muro de Berlim no muro do Instituto. Desde 2018, o Goethe vem usando este espaço para instalações e criações artísticas. No dia 9 de novembro, inaugura-se oficialmente a instalação com três imagens em grande escala com diferentes perspectivas do Muro de Berlim. 

 

Programação

Sábado (9/11)

15h - O Muro (Die Mauer)

Dir.: Jürgen Böttcher (99min, 1990)

Um documentário poético e enigmático do pintor e cineasta Jürgen Böttcher, que confia na visão e no som para contemplar o significado histórico e simbólico do Muro de Berlim. Este documentário não convencional, sem diálogos diretos, destaca os últimos dias do muro e sua destruição antecipada. Momentos aparentemente banais e históricos são capturados e apresentados sem comentários verbais.

 

17h - A Rua Bornholmer (Bornholmer Straße)

Dir.: Christian Schwochow (88min, 2014)

9 de novembro de 1989: no posto de passagem fronteiriço, na Bornholmer Strasse em Berlim, os soldados da RDA e seus colegas do posto de controle são surpreendidos pela declaração lida por Günter Schabowski em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão: a partir desse momento, todos os cidadãos da RDA estão autorizados a realizar viagens particulares para o Ocidente.

 

18h30min - Brinde para celebrar a programação cultural que homenageia os 30 anos da queda do Muro de Berlim

19h - A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen)

Dir.: Florian Henckel von Donnersmarck (137 Min, 2006)

O filme narra a história de um agente da Stasi, a polícia da Alemanha Oriental, que se envolve em um serviço de escutas clandestinas do apartamento de um escritor e de uma atriz da cena cultural de Berlim Oriental. Ele se vê envolvido na vida do casal e tem um papel decisivo em seus destinos.

 

Sab a partir das 15h

Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112)

Entrada franca