Foto: Jardel Sabino/Divulgação

Hyldon lança novo single

"50 Tons de Preto" aborda questões étnicas e evidencia o Dia da Consciência Negra

VER GALERIA

Na sexta (1º/11), Hyldon lançou seu novo single nas plataformas digitais, chamado 50 Tons de Preto. A faixa autoral conta com colaboração dos seus contemporâneos da black music Gerson King Combo, Carlos Dafé (Banda Black Rio) e Jussara Lourenço (Trio Ternura), junto aos cantores da nova geração Cris Delano, Jorge Aílton e os caçulas Jean Paixão e Cássia Raquel.

50 Tons de Preto é sobre o orgulho de ser negro. É entender que nada foi inventado, e sim, vivenciado e sofrido pelo artista. Na faixa, são evidenciados pontos como os matizes do negro brasileiro, dando origem a denominação pejorativa de “pardo” para o afrodescendente mais claro, consequência da miscigenação.

Ao contrário do que dizem, Hyldon acredita que no Brasil o racismo é uma realidade, uma vez que as estatísticas de jovens assassinados nas periferias e da população carcerária são, em sua maioria, negros, pobres e favelados, assim como Paulo Freire reflete: “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica”.

 

Escute 50 Tons de Preto aqui.