Foto: Thiéli Elissa/Divulgação

31

OUT
HORÁRIOS Quinta das 10h às 17h

Bienal 12 promove debate sobre cultura e educação

Promovido pela Bienal 12, de Porto Alegre, as atividades ocorrem nesta quinta-feira (31/10), no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, das 10h às 17h

Nesta quinta (31/10), a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul promove o segundo encontro do Território Kehinde, ação do projeto educativo da Bienal 12 formada por debates que propõem a construção coletiva de saberes. As inscrições para participar podem ser feitas gratuitamente online.

Durante todo o dia, artistas, professores e curadores vão se reunir em três rodas de conversa para discutir temas relacionados à cultura e à educação. As atividades serão desenvolvidas no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, e têm entrada franca.

A primeira mesa inicia às 10h com participação da artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff, da coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS, Carla Batista, e da arte-educadora Marga Kremer debatendo o lugar do educativo nas instituições. Em seguida, às 14h, Mônica se une às professoras Carol Mendoza e Larissa Fauri para discutir as relações entre docentes e mediadores nos espaços de exposição. A última atividade do dia inicia às 17h com a educadora Carmen Capra e o artista-multimídia e professor Estêvão da Fontoura falando sobre os encontros entre arte e educação nas salas de aula.
 
As atividades terão mediação do curador educativo da Bienal 12, Igor Simões, e reforçam a proposta de criar espaços de escuta e de troca entre o público em geral e agentes da arte e da educação. – Salas de aula e espaços educativos estão firmemente conectados no programa educativo da Bienal 12. Esses são lugares tanto de confirmação como de implosão de certezas e ideias sobre arte, a educação e os diferentes mundos. Durante o dia 31, será a oportunidade de pensar, a partir das vozes de nossas convidadas, sobre as formas de encontro, de distanciamento e de invenção de horizontes para a arte contemporânea, sala de aula e exposições – explica Simões.

As ações estão sendo realizadas durante o último trimestre deste ano em preparação para a mostra de arte contemporânea que será realizada em Porto Alegre de 16 de abril a 5 de julho de 2020 em diversos espaços culturais da capital.

Quinta das 10h às 17h

Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75)

Entrada franca