Matinal assinantes

Bienal do Mercosul anuncia equipe curatorial da Bienal 12

A polonesa Dorota Biczel e os brasileiros Fabiana Lopes e Igor Simões se unem à argentina Andrea Giunta na curadoria da mostra

Apontada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul para assumir a curadoria-geral da Bienal 12, a escritora, professora e pesquisadora argentina Andrea Giunta definiu os curadores-adjuntos da próxima edição da mostra de arte contemporânea. A polonesa Dorota Biczel e os brasileiros Fabiana Lopes e Igor Simões se unem à Andrea na equipe curatorial do evento, que será realizado de 16 de abril a 5 de julho de 2020, em Porto Alegre.
 
Com o título Feminino(s). Visualidades, Ações e Afetos, a mostra terá como centro propostas de artistas mulheres e de todas as sensibilidades não binarias, fluidas e não normativas – sobretudo aquelas que se expressam em oposição às mais diversas formas de violência e que compartilham o desejo de uma ordem social menos opressiva e discriminatória em termos de gênero.

A curadoria pretende destacar a relevância da criatividade para friccionar limites e condicionamentos, enriquecer-se com a criação daqueles que trabalham com materiais e técnicas tradicionalmente atribuídos às artes do feminino e compartilhar o exercício coletivo de inventar novas formas de fazer, dizer, pensar e criar na vida democrática.
 
A equipe curatorial tem se reunido em visitas técnicas a espaços como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Praça da Alfândega, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa e a Fundação Iberê Camargo, que vão abrigar o evento em 2020. Os curadores também têm realizado atividades paralelas e preparatórias para a Bienal 12. Entre elas, está o Território Kehinde, uma ação do projeto educativo da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul formada por debates e rodas de conversa que propõem a construção coletiva de saberes. As atividades se iniciaram em outubro deste ano e seguem até novembro, com encontros gratuitos em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.

A Bienal 12 tem patrocínio do Santander; copatrocínio do Banrisul; apoio de Unimed e Unicred; apoio institucional de Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Memorial do RS, MARGS, UERGS, CHC Santa Casa, Fundação Iberê Camargo e Theatro São Pedro; realização do programa educativo pela Fecomércio / SESC RS; e realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

Confira a programação completa aqui.