Matinal assinantes

Foto: Bob Wolfenson/Divulgação

30

OUT
HORÁRIOS Qua 16h

João Cabral de Melo Neto é tema do Poesia no Ling

A professora Maria do Carmo Campos apresenta biografia e obra do autor nesta quarta-feira (30/10), às 16h, no Instituto Ling

O projeto Poesia no Ling homenageia o escritor João Cabral de Melo Neto, em uma tarde literária dedicada à leitura, discussão e apresentação da biografia do autor de obras poéticas como O cão sem plumas, Morte e vida severina e Agreste. O encontro será nesta quarta (30/10), às 16h, com a professora Maria do Carmo Campos, que apresentará a biografia e detalhes da obra do escritor, além de dar voz a alguns de seus mais famosos poemas.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999) foi um dos maiores poetas da literatura brasileira. Pertenceu à terceira fase do modernismo e é conhecido por sua capacidade de experimentação e inovação linguística. Sua poética explorou desde a lírica amorosa até a poesia engajada. Publicou seu primeiro livro, Pedra do sono, em 1942, reunindo poemas escritos nos dois anos anteriores. A edição, do próprio autor, teve tiragem de 250 exemplares. Sua consagração definitiva veio em 1950, com o lançamento de O cão sem plumas, considerado hoje um divisor de águas na poesia cabralina. Diplomata, residiu em vários países, sobretudo na Espanha, nas cidades de Sevilha e Barcelona, que se tornariam tema frequente em sua poesia. Traduzido para diversos idiomas, recebeu uma série de prêmios importantes, como o Camões, o Neustadt International e o Rainha Sofia, e chegou a ser cogitado para receber o Prêmio Nobel.

Maria do Carmo Campos tem licenciatura e mestrado em Letras pela UFRGS e doutorado em Letras pela USP. Foi professora titular de Literatura Brasileira na UFRGS, com experiência no ensino médio e superior, e atuou como professora convidada em universidades estrangeiras de Canadá, França e Portugal. É autora de livros de ensaios literários e de poesia, entre os quais A Matéria Prismada e Matinas & Bagatelas.

O projeto Poesia no Ling é uma visita à obra de grandes poetas. A cada mês, um professor de literatura é convidado a apresentar um determinado autor, sua biografia, principais obras e estilo criativo, além de dar voz a poemas especialmente selecionados.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou no local.

Qua 16h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 40 (inteiro) e R$ 20 (meia-entrada)