Foto: Divulgação

29

OUT

29

DEZ
HORÁRIOS Ter a sab das 9h às 18h
Dom e feriados das 14h às 18h

"O Voo do Cardeal do Sul" apresenta trajetória de Dom Vicente Scherer

A exposição será inaugurada nesta terça-feira (29/10), a partir das 17h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa

VER GALERIA

A exposição O Voo do Cardeal do Sul, que apresenta a contribuição de Dom Vicente Scherer (1903-1996) à comunidade gaúcha, será inaugurada nesta terça-feira (29/10), às 17h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

Importante personagem do século XX, Dom Vicente Scherer realizou significativas contribuições nas áreas religiosa, política, assistencial, educacional e, inclusive, no âmbito da saúde, com a reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Sua trajetória se desenvolve em períodos históricos marcantes que incluem I e II Guerras Mundiais, Guerra Fria, Era Vargas, mudanças econômicas e sociopolíticas e a ditadura militar no Brasil. Além disso, Scherer viveu – e protagonizou – momentos paradigmáticos para a Igreja Católica, como a criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (1952) e o Concílio Ecumênico Vaticano II (1961-1962).

A curadoria da mostra é assinada pelas historiadoras Amanda Mensch Eltz e Gabriela Portela Moreira, do CHC Santa Casa, e Vanessa Gomes de Campos, do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana.

A exposição permanece aberta para visitação do público até 29 de dezembro, com entrada franca.

Ter a sab das 9h às 18h, Dom e feriados das 14h às 18h

Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75)

Entrada franca