Foto: Vinicius Pedrollo/Divulgação

26

OUT
HORÁRIOS Sab a partir das 14h

Maracatu Truvão na Orla do Guaíba

O grupo comemora 15 anos com cortejo e show neste sábado (26/10), a partir das 14h

VER GALERIA

O Maracatu Truvão comemora 15 anos com cortejo seguido de show neste sábado (26/10), a partir das 14h, na Orla do Guaíba. O cortejo terá as participações de outros grupos de maracatu da Grande Porto Alegre, de Caxias do Sul e de Santa Catarina. Já o show, que será ao lado da Usina do Gasômetro, terá convidados especiais, entre eles Dona Conceição e Gutcha Ramil, e a participação muito especial do grupo de dança do Afro-Sul Odomode.

Com as boas vibrações de sua juventude, o Truvão apresenta os tambores, cantos e danças em músicas autorais, compostas em parceria com artistas de Porto Alegre e também canções das nações de maracatu de baque virado de Pernambuco. Estrela Brilhante do Recife, Porto Rico, Leão Coroado e Estrela Brilhante de Igarassu estão no repertório, que terá ainda canções de Martinha do Coco e dos artistas convidados.

O maracatu-nação, também conhecido por maracatu de baque virado, é uma manifestação cultural genuinamente brasileira resultante da soma de contribuições de diversas outras manifestações seculares, entre as quais a mais conhecida é a festa de coroação de Rei do Congo, que encontra registros em diversas regiões da América Latina. Em seu sincretismo religioso, as nações costumavam realizar rituais de coroação na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, quando, após a cerimônia, os integrantes do cortejo, vestidos em trajes de gala, percorriam as ruas da cidade.

Sab a partir das 14h

Orla do Guaíba (Praça Moacyr Scliar, próximo à rótula da perimetral)

Entrada franca