Foto: Divulgação

25

OUT

27

OUT
HORÁRIOS Sex sab e dom às 20h

Transforma lança "Reutilizáveis Corpos Descartáveis"

O novo espetáculo da companhia de dança estreia nesta sexta-feira (25/10), às 20h, no Teatro Renascença

VER GALERIA

Pela primeira vez, Suzana d´Ávila, diretora e coreógrafa da Transforma Cia. de Dança, abre espaço para o aluno e professor Maurício Miranda mostrar sua respectiva trajetória de 20 anos dedicada à dança na direção artística e coreográfica. O espetáculo Reutilizáveis Corpos Descartáveis cumpre temporada de 25 a 27 de outubro, no Teatro Renascença.

A Transforma explora a linguagem do jazz e da dança contemporânea na nova atração, que discute o impacto dos acúmulos descartáveis presentes no consumo diário estendido nas relações humanas. De acordo com o diretor, a partir do entendimento de que as pessoas são também reutilizáveis, pode-se construir outra significação às relações com os próprios corpos, com outras pessoas e com o meio ambiente.

– Somos seres reutilizáveis nos tornando descartáveis? Para onde vai tudo o que é produzido e toda a relação descartável que é estabelecida? – provoca.

O figurino do espetáculo foi desenvolvido por várias mãos e se utilizando muitas vezes do plástico, um dos materiais de grande degradação ao meio ambiente, cujo ritmo de reciclagem não acompanha o do consumo. O espetáculo instiga o espectador a refletir sobre o descarte inconsequente.

As ideias e elementos cênicos utilizados pelos bailarinos compõem à proposta do coreógrafo: manequins em cena e também na forma humana; copos e sacolas de compras; aplicativos de relacionamento como uma vitrine de corpos expostos para o uso e descarte; plástico bolha envolvendo o palco e que “embrulha”. Situações que reproduzem a indústria da produção em massa, com coreografias que lembram uma fábrica, com movimentações mecânicas nas formas e nas repetições dos gestos e sequências.

Além de Maurício Miranda, outros bailarinos conhecidos na cena da dança integram o espetáculo. O piauiense Kleo Di Santys, também bailarino da Companhia Municipal de Porto Alegre, e Pedro Coelho, ex-integrante da Companhia Municipal de Caxias do Sul.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou uma hora antes da apresentação, na bilheteria do local.

Sex sab e dom às 20h

Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307)

R$ 20 a R$ 40