Foto: Davi Boaventura/Divulgação

22

OUT
HORÁRIOS Terça 19h

Altair Martins lança novo romance

O livro "Os Donos do Inverno" tem sessão de autógrafos nesta terça-feira (22/10), às 19h, na livraria Bamboletras

VER GALERIA

Um dos autores mais premiados do Brasil e um romance que atravessa o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina mesclando reencontro familiar, corrida de cavalos e os ossos de um irmão mais velho. Essa é a combinação de Os Donos do Inverno (R$ 44,90), oitavo livro de Altair Martins, lançado pela Não Editora nesta terça (22/10), na Livraria Bamboletras.

Neste seu novo título, "Altair Martins propõe discutir as estruturas afetivas da família brasileira", explica Márcia Ivana de Lima e Silva, professora da UFRGS e orientadora de Altair em boa parte de sua carreira acadêmica.

– A relação entre os irmãos são marcas do distanciamento e da fratura social de nossa época – avalia ela, já ecoando um dos pontos centrais da sinopse do romance, o irremediável afastamento dos irmãos Elias e Fernando.

Apesar de viverem perto um do outro, os dois se evitam há 24 anos. Mas um acontecimento inesperado força o professor Elias a pedir a ajuda de Fernando, taxista, para realizar o antigo sonho de seu falecido irmão mais velho.

Lado a lado em um táxi, eles então são obrigados a agir como os puros-sangues e seguir em frente, correndo pelo frio do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina para levar os ossos do jóquei C. Martins até a grande noite do turfe em Buenos Aires.

Aí entra a habilidade de Altair Martins, “um dos mais surpreendentes escritores de sua geração”, segundo o romancista José Castello. E, de fato, os predicados são muitos: Altair, que nasceu em Porto Alegre em 1975, já venceu alguns dos principais prêmios literários do país.

Ganhou o São Paulo de Literatura em 2009, o Açorianos em 2009 e 2012 e o AGES em 2009 e 2015, além de ter sido finalista do Jabuti em quatro ocasiões. Hoje, ele é professor de Letras e Escrita Criativa, depois de dar aula em várias escolas e uma passagem pelo curso de formação de escritores da Unisinos entre os anos de 2007 e 2010. 

O livro também será lançado em Caxias do Sul, no dia 31 de outubro, na livraria Do Arco da Velha.

Terça 19h

Livraria Bamboletras (Rua General Lima e Silva, 776)

Entrada franca