Foto: Divulgação

22

OUT
HORÁRIOS Terça 19h

Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas Tecnologias no Salão de Atos da UFRGS

Pela primeira vez no Brasil, grupo argentino se apresenta nesta terça-feira (22/10), às 19h, com entrada franca

VER GALERIA

A Orquestra de Instrumentos Autóctones e Novas Tecnologias chega pela primeira vez ao Brasil. Nesta terça (22/10), às 19h, o Salão de Atos recebe o concerto que é considerado um museu vivo pela crítica especializada. A apresentação integra a celebração dos 20 anos do Salão de Extensão da UFRGS e tem entrada gratuita.

O grupo conta a história da América Latina na voz dos povos originários – ou melhor, por meio dos sons. Aliando tradição e tecnologia, o projeto, fundado em 2004, é resultado de um intenso trabalho de pesquisa histórico-musical realizado na Universidade Nacional de Três de Fevereiro (UNTREF), na Argentina.

O espetáculo visa representar as simbologias e as mitologias da cultura das Américas por meio de instrumentos autóctones – próprios e originários de uma região, como o ehecatl maia, o pututu inca e o teponaztli e o huehuetl astecas. O grupo evidencia a pluralidade cultural inclusive em sua formação, já que conta com integrantes de diferentes nacionalidades, oriundos de Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Venezuela. Assim, contemplando a sensibilidade, a espiritualidade e a emocionalidade de todo o continente, a orquestra percorre desde a música popular americana até a música eletroacústica contemporânea.

Terça 19h

Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110)

Entrada franca