Thiago Colombo. Foto: Martín Sued/Divulgação

Concurso Novas 4 seleciona Maithan Knabach e Thiago Colombo

O júri que escolheu os violonistas gaúchos foi composto por Elodie Bouny, Fábio Zanon, Marco Pereira, Paulo Aragão e Sérgio Assad

VER GALERIA

O músicos gaúchos Maithan Knabach e Thiago Colombo foram selecionados em um concurso bem relevante dentro do meio do violão brasileiro, o Concurso Novas 4. O júri foi composto por violonistas muito reconhecidos: Elodie Bouny, Fábio Zanon, Sergio Assad, Marco Pereira e Paulo Aragão.

O Concurso é um projeto idealizado por Elodie Bouny, que busca incentivar a criação de repertório para violão solo através da seleção de composições inéditas para gravação de um CD e edição de um álbum virtual de partituras. O concurso é realizado em parceria com Alessandro Soares, diretor do site Acervo Digital do Violão Brasileiro.

A quarta edição do concurso recebeu a inscrição de 145 composições, sendo que 12 foram selecionadas pelos jurados para compor o CD do Concurso Novas 4. Thiago Colombo, ficou em segundo lugar com a obra Díptico, e Maithan Knabach com Raíza.

Além dos compositores citados, também foram selecionados mais nove autores. Os nomes em ordem alfabética são os seguintes: Aloísio Coelho (Índigo), Anderson Chizzolini (Frevo Traíra), André Siqueira (Canto da Praia), Chrystian Dozza  (Samba Rock), Conrado Paulino (Soltas al Aire), Eduardo Pinheiro (Francamente), Huayma Tulian (Tres Estudios), Lucas Telles (Iludido) e Michi Ruzitschka (Valsa Bugre).

Nascido em Canguçu/RS, Maithan Knabach graduou-se Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas em 2012. Durante a graduação integrou o Quinteto Guitarreria, grupo de música instrumental coordenado pelo professor Thiago Colombo. Participou em arranjos e gravações dos discos Lama e Sexta-feira do compositor Juliano Guerra. Criou trilha sonora para os espetáculos Aos Sãos (direção de Thais Andrade), vencedor da categoria Revelação do prêmio Açorianos de Teatro em 2016, como melhor espetáculo, melhor direção e melhor espetáculo pelo júri popular; A História das Cores (direção de Thais Andrade); e Próximo (direção de Magda Schiavon).

Thiago Colombo coleciona mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles cinco troféus Açorianos de Música (três na categoria Erudito e dois, na Instrumental). É professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bacharel e mestre pela UFRGS e doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nos últimos 20 anos, tem se apresentado como concertista e palestrante por vários países da América Latina e da Europa. Seu último álbum, Latin guitar connections, foi gravado na Inglaterra pelo selo TRL Records.

 

Confira o vídeo de Díptico:

 

Confira o vídeo de Raíza: