"Terra Estrangeira" em debate

O seminário O Divã e a Tela exibe filme de Walter Salles e Daniela Thomas nesta sexta-feira (18/10), às 19h, no Instituto APPOA. A entrada é franca

Nesta edição, o seminário O Divã e a Tela apresenta Terra Estrangeira (1995), de Walter Salles e Daniela Thomas. Ambientado durante o primeiro governo eleito pós-ditadura militar, quando Collor promoveu um desmonte dos órgãos federais de apoio ao cinema, do Ministério da Cultura e das leis de incentivo, além de congelar poupanças, Terra Estrangeira assegurou uma retomada da produção de filmes, iniciada por Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil, de Carla Camurati. O evento acontece nesta sexta  (18/10), às 19h, na sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, com entrada franca.

O filme revela um momento de falta de perspectivas, resultado de uma política econômica devastadora, da destruição de sonhos e de um período em que os brasileiros começam a emigrar para Portugal. A narrativa tem início em São Paulo, onde o estudante de física Paco (Fernando Alves Pinto), que sonha ser ator, depara-se com a morte da mãe (Laura Cardoso).

Ela sonhava em rever sua cidade na Espanha, porém não consegue sobreviver ao confisco de suas economias. Sem dinheiro para viajar, Paco aceita a oferta de um traficante de jóias (Luís Melo) para levar uma encomenda a Portugal. Lá chegando, vem a conhecer Alex (Fernanda Torres) e seu namorado músico (Alexandre Borges).

A vida em Lisboa é dura, permeada por um sentimento de falta de pertencimento. A desorientação geográfica e emocional se revela na vida cotidiana dos imigrantes que precorrem suas ruas. Ainda assim, os caminhos de Alex e Paco se aproximam, levando-os a um destino desafiador.

Filmado em preto e branco, com direção de fotografia de Walter Carvalho, Terra Estrangeira tem trilha sonora de José Miguel Wisnik, acrescida pelo clássico Vapor Barato (Jards Macalé e Waly Salomão).

O seminário promove a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza

Sex 19h

Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Bairro Petrópolis)

Entrada franca