Meu Filme Favorito recebe Ana Luiza Azevedo

Nesta quinta-feira (17/10), às 19h, será realizada a exibição do filme "Um Dia Muito Especial" (1977), de Ettore Scola, seguida de um bate-papo entre o público e a cineasta no Instituto Ling

A cineasta Ana Luiza Azevedo é a convidada da oitava edição do projeto Meu Filme Favorito no Instituto Ling. Nesta quinta (17/10), às 19h, a diretora e roteirista comentará o premiado longa-metragem italiano Um Dia Muito Especial (1977), de Ettore Scola. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo mediado pelo curador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do local.

Lançado em 1977, na Itália, o filme tem elenco formado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni – dois grandes nomes do cinema europeu. O longa-metragem recebeu os prêmios César e Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado na mesma categoria para o Oscar, rendendo também a Marcello Mastroianni sua segunda indicação da Academia.

A comédia dramática conta a história de Antonietta, uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele, seu vizinho homossexual. Gradativamente, os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade, enquanto o entorno da cidade de Roma comemora o evento fascista que acontece no dia 6 de maio de 1938,  quando Adolf Hitler visita Benito Mussolini.
 
Ana Luiza Azevedo é diretora e roteirista. Formada em artes visuais pela UFRGS, é sócia e coordenadora do Núcleo de Roteiro da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou diversos filmes e séries de TV, entre eles Aos Olhos de Ernesto (em finalização); Primavera das Neves (2017); Antes que o Mundo Acabe (2010), escolhido como melhor filme pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA); e Dona Cristina Perdeu a Memória (2002), premiado como melhor curta-metragem no festival Cine-PE.

Seu filme Três Minutos (2000) entrou para seleção oficial do Festival de Cannes e ganhou melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 1999, enquanto Barbosa (1988) conquistou melhor curta-metragem pelo Festival de Havana. Na televisão, Ana dirigiu a série Doce Mãe, da TV Globo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling. 

Quinta 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)