Matinal assinantes

Zilmara Tonon. Foto: Divulgação

17

OUT

01

NOV
HORÁRIOS Seg a sab das 8h às 18h

Exposição “Faces do Feminino” em Caxias do Sul

A mostra, com obras das artistas Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi, será inaugurada nesta quinta-feira (17/10), nas Salas Nobres do Colavoro Sanvitto

VER GALERIA

O retrato diverso das facetas da mulher será o tema da exposição Faces do Feminino, que contempla as obras das artistas caxienses Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi, com inauguração nesta quinta (17/10), no Colavoro Sanvitto, em Caxias do Sul.

Sob a ótica do protagonismo da mulher na sociedade, a curadora da mostra, professora e doutora de história da arte Cristine Tedesco, reuniu os trabalhos que representam a figura feminina e suas múltiplas facetas, para abrir os olhos do público diante das concepções estéticas da mulher.

A exposição exibirá pinturas que mostram a metamorfose das mulheres. Na obra de Jane Santos, elas aparecem sofisticadas, adornadas com brincos, luvas, chapéus e tiaras, a partir de corpos alongados, curvilíneos, expressando força e delicadeza.

O trabalho de Zilmara Tonon dá espaço para os desejos, o controle e a liberdade dos corpos femininos, com representações étnicas e culturais. Por fim, a obra de Isadora Collato Gazzi conecta a mulher com flores e espinhos, que fazem referência às profundezas dessa figura, questionando sobre os preconceitos do significado do feminino.

– As reflexões sobre a arte e a cultura, em especial sobre as concepções do feminino, criam condições para questionamentos essenciais ao exercício da cidadania, da criticidade e da empatia. A exposição oportunizará uma conversa das artistas com o público sobre suas interpretações, exercitando o olhar e percorrendo caminhos que levam à construção do conhecimento e à troca de saberes – analisa Cristine Tedesco.

Com base nessa construção de saberes, os argumentos da exposição também serão abordados em um workshop sobre das trajetórias biográficas de Sofonisba Anguissola (1532 – 1625), Lavinia Fontana (1552 – 1614) e Artemisia Gentileschi (1593 – 1654), pintoras que representaram o feminino na arte, entre os períodos Renascentista e Barroco. O curso será dividido em dois módulos, ministrados por Cristine, nos dias 21 e 28 de outubro, no auditório do Colavoro Sanvitto. O custo para participação será de R$ 100 – e restam poucas vagas.

A mostra segue aberta ao público até 1º de novembro, com entrada franca.

Seg a sab das 8h às 18h

Colavoro Sanvitto (Avenida Júlio de Castilhos, 1989. Terceiro andar | Caxias do Sul)

Entrada franca