Foto: Divulgação

05

OUT

01

NOV
HORÁRIOS Seg a sex das 8h às 18h
Sab das 9h ao meio-dia

Antonio Giacomin apresenta a exposição "Palhaços – Artistas da Vida"

Inspirado na temática circense, Antonio Giacomin realiza a exposição na sua galeria até o dia 1º de novembro, em Caxias do Sul

VER GALERIA

Um circo armado na beira da estrada no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, em 2011, durante uma viagem para a produção do poético livro Jeito de Ser Brasil, lançado com o jornalista Nivaldo Pereira. Foi esse cenário que serviu de inspiração para as 45 aquarelas sobre papel definidas pelo artista Antonio Giacomin como “orgânicas, coloridas e felizes” e que estão expostas na galeria que leva o seu nome até o dia 1º de novembro, em Caxias do Sul

A ideia surgida em Minas Gerais foi tomando corpo ao longo dos anos e armando uma tenda criativa na cabeça de Giacomin, que com seu talento pintou uma espécie de reverência aos artistas que ganham a vida no picadeiro com sua arte e o entretenimento do público. As obras retratam basicamente palhaços de circo, mas servem como homenagem a todos “os sobreviventes da vida, desde o palhaço de circo, o malabarista de esquina, com fogo, faca, cones e até mesmo o palhaço de hospital, que ressuscita a alma dos doentes.”, enaltece Giacomin.

Além de certamente conduzir uma comunicação direta com o público infantil, as criações também propõem metáforas relacionadas à conturbada vida adulta.

– É um resgate do lúdico que a gente tanto precisa. Hoje em dia temos muito informação, mas pouco olhamos para nosso interior. Acho que na passagem para a vida adulta perdemos muito da nossa originalidade, assumimos uma postura mais séria e abandonamos a ideia de fazer as coisas sem medo de errar – pontua o artista.

Antonio Giacomin é artista visual nascido em Caxias do Sul, com uma trajetória de quase quatro décadas no universo da pintura. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais nomes na produção de aquarelas, já teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países do mundo.

Além da produção artística que o caracteriza e diferencia, Giacomin desenvolve workshops, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no exterior. Atualmente, mantém um estúdio em Caxias do Sul.

Seg a sex das 8h às 18h, Sab das 9h ao meio-dia

Galeria Antonio Giacomin (Rua João Adami, 286, Pio X | Caxias do Sul)

Entrada franca