Congresso Brasileiro de Arquitetos recebe diversas exposições em sua programação

Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, com correalização do CAU-RS, a edição tem como tema "Espaço e Democracia" e acontece de 9 a 12 de outubro

Com início nesta quarta (9/10), o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos conta com diversas exposições gratuitas em sua programação, que ocorre até sábado (12/10). Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, com correalização do CAU-RS, tem como tema desta edição "Espaço e Democracia".

– Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos – afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento.

A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando arquitetura e urbanismo para todos.

O evento contará com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Durante a feira será possível conferir as mostras Francisco Riopardense de Macedo: Vida e Obra, XAMA Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia, Cartas da Cidade Assistência Técnica em Habitação Social Projeto Adote uma Casa, além dos projetos de arquitetura selecionados no congresso e seleção do acervo do IAB/RS de projetos de arquitetura de concurso.

Além das mostras da Feira de Arquitetura, a programação engloba atividades em diversos espaços da Capital. O Solar do IAB recebe a exposição fotográfica Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência, organizada pelo fotógrafo Leandro Anton, resultado de um projeto do Coletivo Imagens Faladas, que apresenta a produção fotográfica de seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), reunida em 40 fotografias. 

Já na Pinacoteca Aldo Locatelli, será possível conferir a exposição Oscar Niemeyer – A Leveza da Forma, com fotografias de Custódio Santos. Artistas Mulheres: Tensões e Reminiscências é a atração da Pinacoteca Ruben  Berta.

No Espaço Luis Fernando Verissimo, no Campus Unisinos Porto Alegre, será inaugurada na quinta (10/10), FAM: Fayet, Araujo e Moojen Uma Arquitetura Moderna no Sul, que apresenta a manifestação da arquitetura moderna brasileira no Sul do país, através de projetos exemplares de Carlos M. Fayet, Cláudio L. G. Araújo e Moacyr Moojen Marques, três arquitetos representativos da geração descendente da vanguarda moderna na região.

O público poderá conferir na Galeria Xico Stockinger, na Casa de Cultura Mario Quintana, a ação itinerante do MACRS, o MAC Nômade, projeto que busca o diálogo com a comunidade, apresentando as proposições da sede do museu no 4º Distrito.

As atividades para os 3 mil participantes serão distribuídas em 11 espaços culturais no Centro Histórico de Porto Alegre, buscando promover aos seus participantes a vivência dos espaços da cidade. Na Praça da Alfândega também contará com uma programação cultural totalmente gratuita com música, teatro e performances, com patrocínio da Sulgás e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura - PróCultura RS - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Para mais informações acesse o site ou a fanpage do evento.

Diversos horários

Diversos locais

Entrada franca