Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

06

OUT
HORÁRIOS Dom 20h30min

Sarau Voador para Belchior

A próxima edição do evento acontecerá neste domingo (6/10), às 20h30min, no Bar do Nito, homenageando o cantor e compositor

Neste domingo (6/10), o Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados pousa mais uma vez no Bar do Nito para celebrar Belchior. Com o tema Apenas um Rapaz Latino-Americano, Deborah Finocchiaro e Roger Lerina recebem o jornalista Juarez Fonseca, o compositor e intérprete Martim César e o músico Lico Silveira. O artista visual Alexandre Carvalho fará pintura ao vivo durante o evento.

Antônio Carlos Gomes Belchior era conhecido apenas no Ceará, quando, em 1971, se fez notado nacionalmente ao vencer o 4º Festival Universitário da MPB, promovido pela extinta TV Tupi. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, Belchior alcançou um patamar ainda mais alto na MPB com Como Nossos Pais. Na voz de Elis Regina, a canção sempre foi a mais aplaudida pelo público e se transformou em um clássico.

Dezoito títulos fazem parte da discografia do cantautor, sendo 12 LPs e seis CDs. O de maior êxito foi Alucinação, de 1976, que reuniu músicas como Apenas um Rapaz Latino-Americano, A Palo Seco e Velha Roupa Colorida. Autorretrato, que saiu pela gravadora BMG – depois incorporada à Universal Music – foi o último. Há ainda uma coletânea de sucessos, lançada pela série Sempre, da Som Livre.

Em 2009, Belchior saiu de cena e tomou destino incerto. Turistas brasileiros o viram no Uruguai, depois passou a morar em Porto Alegre e morreu no dia 30 de abril de 2017, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS)

Os ingressos devem ser adquiridos no local.

Dom 20h30min

Bar do Nito (Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 105)

R$ 30