Foto: Maciel Goelzer/Divulgação

04

OUT

26

OUT
HORÁRIOS Sexta 14h
Sab 16h

Cia Teatro Lumbra apresenta nova montagem no Instituto Ling

O espetáculo "Criaturas da Literatura" estreia nesta sexta-feira (4/10), às 14h, com releituras de cenas icônicas de "Dom Quixote", "Moby Dick" e "Alice no País das Maravilhas"

O Ponto de Teatro do Instituto Ling recebe a estreia da nova montagem da Cia Teatro Lumbra. O grupo, que está celebrando 20 anos de trabalho, ficará em cartaz entre os dias 4 e 26 de outubro, com o espetáculo inédito Criaturas da Literatura.

Usando retroprojeções, sombras, efeitos de luz, telas, filtros de cor e objetos lúdicos, a companhia faz releituras de cenas icônicas de seis histórias clássicas: Dom Quixote, Moby Dick, Alice no País das Maravilhas, As Aventuras de Pinóquio, Drácula e O Pequeno Príncipe. Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural.

Criaturas da Literatura tem direção de Alexandre Fávero, que dá vida a diversos personagens ao lado da atriz Têmis Nicolaidis. A dramaturgia inclui poucas falas e uma imersão surpreendente, já que todas as dimensões do palco, além das paredes do auditório do Instituto Ling, servem como telas para as projeções.

– O teatro de sombras nos permite ocupar uma posição que não é física. Digo que é um superpoder! É uma forma de sair do teatro de imagem, da televisão primitiva que é o teatro tradicional, e buscar um teatro expandido. Não há limite: a cena está atrás da tela, na sua frente, nos corpos dos sombristas, nos corpos dos espectadores. Nenhuma outra forma de teatro chega tão perto de signos e símbolos mais profundos como sonho, pesadelo – explica o diretor.

Com distanciamento e aproximação das projeções, os sombristas reinventam situações famosas da literatura, como o crescimento do nariz de Pinóquio e o encolhimento de Alice antes de desbravar o País das Maravilhas. E usando a penumbra e efeitos especiais, os atores também conseguem recriar o universo gótico de Drácula.

Sexta 14h, Sab 16h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e idosos)