Foto: Ricardo Rodrigues/Divulgação

29

SET

14

NOV
HORÁRIOS Ter a qui das 14h às 18h
Sexta das 10h às 13h
das 14h às 18h
Sab das 10h às 14h

Galeria Hipotética inaugura exposição de Ricardo Rodrigues

A mostra “Coletânea de Lembranças Imaginadas” será inaugurada neste domingo, das 14h30min às 18h30min, com entrada franca

VER GALERIA

As fotografias antigas encontradas em feiras de antiguidade sobrevivem por meio do papel, mas raramente guardam consigo informações sobre o passado de quem as habita, como nomes, lugares e dedicatórias afetivas. A partir disso, o artista Ricardo Rodrigues se apropria dessas figuras anônimas e recria suas histórias por meio de intervenções do bordado sobre papel e da colagem manual, ressignificando trajetórias. A exposição Coletânea de Lembranças Imaginadas será inaugurada neste domingo (29/9), a partir das 14h30min, na Galeria Hipotética.

A busca de materiais para compôr colagens manuais levou o artista a garimpar itens em feiras de antiguidade, especialmente fotografias e álbuns esquecidos. Retratos de pessoas de quem nada sabia, apenas imaginava, fantasiava, sonhava. Em vez de recortá-las para desenvolver novas peças, a curiosidade sobre o passado resultou no uso das próprias imagens como suporte para as intervenções manuais.

Esse processo de ressignificação resultou em mais de 30 peças que passaram por uma curadoria para integrar a mostra, resultando em 26 obras. As novas lembranças recriam e sugerem lugares, épocas e situações. Revive poses, gestos e sorrisos, por meio de pequenas legendas que auxiliam a recontar esses momentos. Com certo ar de melancolia e fetiche sobre aquilo que não mais existe, Rodrigues cria caminhos para novas interpretações e significados dessas cenas impressas que atravessaram os anos, e agora chegam a nossos olhos. Nesse jogo poético, já não há mais distância entre aquelas memórias e as nossas.

Ricardo Rodrigues, nascido em Canoas, é formado em comunicação social nas habilitações de publicidade e jornalismo. Trabalhou em assessoria de imprensa, veículo impresso e agências de conteúdo. Em 2016 criou o projeto Experimentos Impressos, editora de autopublicação que publica títulos em pequenas tiragens e produção artesanal. Essa é a sua primeira exposição individual.

A mostra permanece aberta para visitação do público até 14 de novembro, com entrada franca.

Ter a qui das 14h às 18h, Sexta das 10h às 13h, das 14h às 18h, Sab das 10h às 14h

Galeria Hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431)

Entrada franca