"Presença da Ausência – Sensibilização do Olhar" no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

A mostra será inaugurada nesta quarta-feira (25/9), às 18h, reunindo produção fotográfica de seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo

VER GALERIA

A produção fotográfica de seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS) – reunida em 40 fotografias, um fotolivro, um conjunto de cinco postais, um minidocumentário e um clipe fotográfico – será apresentado ao público nesta quarta (25/9), às 18h30min, na sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

A exposição Presença da Ausência Sensibilização do Olhar é resultado de um projeto do Coletivo Imagens Faladas, realizado durante três meses no Bairro Cristal em Porto Alegre. O Imagens Faladas existe desde 2010, reúne fotógrafos profissionais e jovens da periferia e trabalha com a linguagem fotográfica como instrumento pedagógico.

Os jovens Maria Eduarda, 13 anos; Arthur, 17; Patrick, 19; João Vítor, 17; Mateus, 17 e Endriws, 19 ingressaram no projeto através de uma parceria do Ponto de Cultura com o Centro de Convivência e Profissionalização da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Ceconp-Fase/RS).

A produção da exposição, do fotolivros e das outras peças, foi financiado pelo programa ProCultura-RS com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul (FAC-RS).

A equipe de educadores que conta com os fotógrafos Leandro Anton, Eduardo Seidl e Cristiano Rosa, o músico e compositor Richard Serraria, o artista bonequeiro Leandro Silva, o jornalista Adriano Marcello Santos, além da Cristina Rosa e do Júlio Rodrigues da Cristalizar Vídeo Produções e da colaboração da designer Sílvia Pont.

Qua 18h

Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Avenida Capivari, 602, Bairro Cristal)

Entrada franca