"Isto É o Relógio de Repetição" (1966), de Vera Ilce. Foto: Divulgação

14

SET

22

NOV
HORÁRIOS Seg a sex das 9h às 12h
13h30min às 17h30min

"Artistas Mulheres: Tensões e Reminiscências" na Pinacoteca Ruben Berta

A mostra, que será inaugurada neste sábado (14/9), das 11h30min, reúne todas as artistas mulheres presentes no acervo da instituição

Neste sábado (14/9), às 11h30min, será inaugurada a exposição Artistas Mulheres: Tensões e Reminiscências na Pinacoteca Ruben Berta. A proposta é a segunda exposição do projeto Mulheres nos Acervos, que visa questionar a simetria de gênero dentro das instituições públicas de arte de Porto Alegre.

Nessa exposição, as curadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin escolheram mostrar todas as artistas mulheres presentes no acervo da Pinacoteca Ruben Berta, dado que são somente 22 artistas mulheres em comparação a 76 artistas homens. Esse desequilíbrio é explicado pela particularidade do acervo, doado à Prefeitura Municipal de Porto Alegre na década de 1960 pelo jornalista e colecionador Assis Chateaubriand: o acervo da Pinacoteca se caracteriza como um acervo fechado, ou seja, é constituído apenas pelas obras doadas na ocasião de sua criação e não realiza mais aquisições. Assim, a curadoria busca estabelecer relações entre as obras do acervo com as obras de três artistas contemporâneas convidadas: Pâmela Zorn, Mitti Mendonça e Virgínia di Lauro.

A mostra permanece aberta ao público até 22 de novembro, com entrada franca.

Seg a sex das 9h às 12h, 13h30min às 17h30min

Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973)

Entrada franca