Bob Dylan assinou a trilha sonora e atuou no faroeste americano. Foto: Metro-Goldwyn-Mayer/Divulgação

12

SET
HORÁRIOS Quinta 19h

Meu Filme Favorito recebe Eduardo Bueno

Nesta quinta-feira (12/9), às 19h, será realizada a exibição do filme "Pat Garrett & Billy the Kid" (1973), de Sam Peckinpah, seguida de um bate-papo entre o público e o escritor no Instituto Ling

Conhecido como um dos maiores fãs de Bob Dylan no Brasil, Eduardo Bueno, o Peninha, é o convidado da sexta edição do projeto Meu Filme Favorito. Nesta quinta (12/9), às 19h, no Instituto Ling, o jornalista, escritor e tradutor comentará o western Pat Garrett & Billy the Kid, de Sam Peckinpah, que tem trilha sonora e atuação de Bob Dylan. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo mediado pelo curador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do local.

Lançado em 1973 nos Estados Unidos, o filme se passa no Velho Oeste já em vias de se modernizar, onde o veterano Pat Garrett, interpretado por James Coburn, não é mais um fora da lei, mas sim um xerife local eleito pela população de uma cidade. Na narrativa, seu principal desafio é capturar - e matar - seu amigo dos tempos de vida criminosa, o mítico Billy the Kid, vivido pelo ator Kris Kristofferson.

Pela trilha sonora desse faroeste, Bob Dylan recebeu a indicação ao Grammy em 1974. Na trama, ele também atua fazendo o papel do misterioso personagem Alias.

Eduardo Bueno é escritor, jornalista, editor e tradutor. Traduziu 22 livros, dentre eles On the Road, de Jack Kerouac, responsável pela chegada da geração beat ao Brasil. Editou mais de 250 títulos, boa parte deles inéditos no país. Como jornalista, trabalhou nos principais jornais, revistas e TVs brasileiras.

Atualmente, é colunista do jornal Zero Hora e participa semanalmente do programa de rádio Pretinho Básico. Como escritor, é autor de 33 livros, a maioria deles sobre história do Brasil. Seus livros já venderam mais de um milhão de exemplares e foram responsáveis pelo boom de livros de história escritos por jornalistas no Brasil. Ganhou os prêmios Jabuti e a Ordem do Mérito Cultural. Mantem o canal Buenas Ideias, no YouTube, dedicado à história do Brasil e com mais de meio milhão de seguidores.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

Quinta 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)