Arte. Foto: Divulgação

10

SET

13

OUT
HORÁRIOS Ter a sab das 10h às 18h
Dom das 13h às 17h

Fotógrafo Rogério Soares celebra três décadas de carreira com exposição

A mostra "Dossiê – 30 Anos, Fotografias de Rogério Soares" tem inauguração nesta terça-feira (10/9), das 17h30min às 20h, no Espaço Cultural Correios

VER GALERIA

Completando 30 anos de trajetória profissional na fotografia, Rogério Soares prepara a exposição que é um verdadeiro dossiê de sua carreira, incluindo registros jornalísticos, da cena cultural e do cotidiano. A mostra Dossiê – 30 Anos, Fotografias de Rogério Soares tem inauguração nesta terça (10/9), das 17h30min às 20h, no Espaço Cultural Correios.

A exposição reúne imagens que demonstram a diversidade de interesses do fotojornalista, professor e mestre em Semiótica, que forma uma produção consistente e que se apresenta como registro histórico imprescindível na área da imagem.

Com curadoria do arquiteto e artista visual Fábio André Rheinheimer, a mostra contará com diversos suportes para apresentar os trabalhos, como fotografias emolduradas e adesivadas, impressão em tecido e técnicas audiovisuais. Também serão expostos equipamentos utilizados por Rogério ao longo de sua carreira, especialmente dispositivos analógicos. Haverá ainda visitas guiadas pelo fotógrafo, conversas com o público e workshop.

Apaixonado por fotojornalismo desde a adolescência, Rogério frequentava a Livraria do Globo para acompanhar as revistas de fotorreportagens, e vendeu o Fusca que ganhou ao completar 18 anos para montar seu primeiro estúdio de revelação. Formado em Jornalismo, atuou sempre como repórter fotográfico, em jornais como Diário Catarinense, Zero Hora e Correio do Povo. Ainda lecionou Fotografia e Semiótica em diversas universidades do Sul do país. Recebeu os prêmios ARI de Fotojornalismo em 1995 e do Festival de Cinema de Gramado em 1986, pela Fotografia do filme A Casa Tomada, na categoria Super-8.

Rogério Soares nasceu em Porto Alegre em 1962 e ainda na adolescência cursou Fotografia no Senac. É graduado em Jornalismo pela Unisinos e mestre em Semiótica. Como fotógrafo tem produzido material jornalístico e também registros da cena cultural porto-alegrense, do cotidiano e ensaios. Atuou como fotojornalista nos jornais Diário Catarinense, Zero Hora e Correio do Povo. Lecionou Fotografia e Semiótica em universidades como Unisinos, ESPM Sul, IPA, UniRitter, UCS e Univali.

Fábio André Rheinheimer é natural de Tenente Portela e reside em Porto Alegre, onde atua como arquiteto, artista visual e curador independente, tendo participado de diversas mostras individuais e coletivas. Destaca-se por reunir diferentes expressões das artes visuais em suas curadorias de exposições.

A mostra permanece aberta ao público até 13 de outubro, com entrada franca.

Ter a sab das 10h às 18h, Dom das 13h às 17h

Espaço Cultural Correios (Avenida Sete de Setembro, 1020)

Entrada franca