13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema

A solenidade de abertura será no dia 29 de outubro, às 19h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria, com a exibição de "Legalidade"

O longa-metragem Legalidade foi o escolhido para ser exibido na abertura do 13º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A solenidade será no dia 29 de outubro, às 19h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A entrada é gratuita.

Após a exibição, haverá bate-papo com o diretor do filme Zeca Brito e a crítica de cinema santa-mariense Bianca Zasso, reafirmando uma das principais características do festival que é o debate com o público. O filme se passa em 1961, em meio ao golpe militar, e retrata o movimento popular liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para garantir a posse do presidente João Goulart. O longa gaúcho entra em cartaz nos cinemas em 12 de setembro.

O SMVC ocorre entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro e tem como tema Cinema para todas”, uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. A escolha, segundo Luciano Ribas, um dos organizadores, reflete a importância de dar visibilidade para as mulheres produtoras audiovisuais.

A sociedade como um todo é muito machista e o audiovisual não é diferente. Ele tem uma estrutura muito dominada pelos homens. Por isso, achamos fundamental fazer essa autocrítica e mostrar o papel da mulher nele  diz Ribas. 

O festival faz parte do calendário cinematográfico brasileiro desde 2002. Teve uma pausa de quatro anos e voltou ano passado. De acordo com Ribas, este é um ano de consolidação da nova fase. Mais de 70 curtas-metragens já se cadastraram para concorrer no festival.

As inscrições vão até o dia 13 de setembro e devem ser feitas no site do evento. As obras podem concorrer na Mostra de Santa Maria e Região, na Mostra Nacional, ou em ambas. Os curtas devem ter no máximo 25 minutos de duração, incluído os créditos, e sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2018.

A Mostra de Santa Maria e Região tem 12 categorias que serão premiadas com o Troféu Vento Norte. Já a Nacional tem 14. O SMVC também vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio.