28

MAR
HORÁRIOS Quarta 18h30min

Documentário sobre comunidade palestina no RS ganha sessão na Assembleia Legislativa

Filme "A Palestina Brasileira" será exibido nesta quarta-feira, dia 28 de março, em sessão seguida de debate

Produção gaúcha feita originalmente para o Canal Curta, o documentário A Palestina Brasileira terá sessão comentada nesta quarta-feira, dia 28 de março, a partir das 18h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A exibição é uma promoção do mandato do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT).

Dirigido por Omar de Barros Filho e produzido pela gaúcha Cena Um, conta a história de seis famílias que viviam na região da Cisjordânia, agora ocupada por Israel, e que foram obrigadas a se deslocar para o Brasil – mais precisamente, para o Rio Grande do Sul, Estado brasileiro que abriga o maior número de imigrantes de origem palestina no país. É uma comunidade que já está, em muitos casos, na sua terceira geração, totalmente integrada social e economicamente – mas que mantém fortes laços e lembranças com seus amigos e parentes que ficaram no Oriente Médio.

O evento faz parte da programação do Dia da Terra, data comemorada por palestinos de todo mundo em 30 de março, lembrando a luta e a resistência do povo palestino contra a ocupação israelense.

A exibição é aberta ao público e contará com a presença de Fátima Ali (Federação Palestina do RS), Nader Bujah (Frente Gaúcha de Solidariedade ao Povo Palestino), do diretor Omar de Barros Filho e do deputado Luiz Fernando Mainardi, que participarão de um debate após a projeção.

 

Assista ao trailer de A Palestina Brasileira.

Quarta 18h30min

Plenarinho da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101)

Entrada franca