Matinal assinantes

João Nunes Junior. Foto: Divulgação

06

SET
HORÁRIOS Sexta 17h

Diadorim Editora lança volume de poesia na Balada Literária

Livro de estreia do poeta João Nunes Junior terá sessão de autógrafos nesta sexta-feira (6/9), às 17h, na Mercearia São Pedro, em São Paulo

VER GALERIA

A Diadorim Editora estará presente na Balada Literária de São Paulo, nesta sexta (6/9), para o lançamento do livro de poesia do autor gaúcho João Nunes Junior, radicado na capital paulista. A Parte Viva da Noite (112 páginas, R$ 35) traz poemas onde a tônica é a dissonância entre o sujeito poético e o mundo, capaz de gerar desconforto a partir dos jogos linguísticos que propõe.

De acordo com o escritor Altair Martins, que assina o posfácio de A Parte Viva da Noite, Nunes Junior se vale da ferramenta do zoom para provocar desvios de olhar e misturar perspectivas macro e microscópicas, especialmente em relação às dimensões do tempo.

– Se estes poemas aqui se mantêm na tradição do moderno porque não são transparentes, também discutem, todos, nossas questões contemporâneas sob a ameaça, a que estamos cada vez mais sujeitos, da estandardização do humano. E isso, que caracterizou tão fortemente a poesia moderna do Ocidente, é o que aqui mais chama atenção, já que escapa às facilidades de certa poesia atual, que conferem ao poema o papel de meio e não de objeto (a brasileira, sobretudo, frequentemente faceira como um chiste, brincalhona como se estivesse na televisão). Assim, acredito que o livro do João constitui-se como algo vertical, voltado para a própria essência do poético, e por isso restaura a questão primordial da lírica, qual seja a de instituir um ser feito de linguagem, não de tema – sublinha Martins.

A sessão de autógrafos será realizada na Mercearia São Pedro, a partir das 17h, durante a programação oficial da XIV Balada Literária. Junto do livro de Nunes Júnior, a Diadorim Editora estará apresentando outros livros de seu portfolio para o público paulista, incluindo os lançamentos Ralé, do jornalista e editor Flávio Ilha, Liga da Canela Preta, do historiador José Antônio dos Santos, Ausentes, do psicanalista Manoel Madeira, e Dreamlog, da jornalista Lívia Araújo.

Sexta 17h

Mercearia São Pedro (Rua Rodésia, 34 - Sumarezinho | São Paulo)

Entrada franca