Matinal assinantes

Foto: Veryl Oakland/Divulgação

05

SET
HORÁRIOS Quinta 19h30min

Audição Comentada sobre Miles Davis

O jornalista Paulo Moreira recebe o Grupo Versão Brasileira para apresentar histórias do trompetista norte-americano nesta quinta-feira (5/9), às 19h30min, no Instituto Ling

Nesta quinta (5/9), às 19h30min, o Instituto Ling promove uma Audição Comentada de Jazz em homenagem a Miles Davis (1926 – 1991), considerado um dos mais influentes músicos do século passado. Durante o encontro, o jornalista Paulo Moreira apresentará histórias, curiosidades e memórias de Miles Davis, e o Grupo Versão Brasileira fará um pocket show com algumas das maiores composições do trompetista norte-americano.

Irreverente, excêntrico e genial, Miles Davis foi conhecido por dominar o conceito de jazz inovador. O instrumentista fez parte do grupo que criou o bebop no início dos anos 1940, gravando com Charlie Parker e Dizzy Gillespie.

Com o passar do tempo, formou uma banda com nove integrantes, com instrumentos como o chifre francês, trombone e tuba, marcando profundamente a história do cool jazz. O músico norte-americano deixou um legado de grandes clássicos significantes para o jazz moderno, como Venus de Milo, Générique, Miles Runs the Voodoo Down, Right Off, Milestones e So What.

O Grupo Versão Brasileira foi criado em 1988, em Porto Alegre. O conjunto de música instrumental brasileira contemporânea é formado por quatro profissionais de diversas áreas: Antônio Xavier (guitarras e violões), Felipe Braga (sax alto e soprano), Marcelo Leal (contrabaixo) e Rubem Penz (bateria e percussão).

Com sua música, o grupo contribui para a história da música instrumental porto-alegrense, tendo já tocado em renomados locais da cidade. Em 2000, o Grupo Versão Brasileira gravou o álbum Passatempo (independente), com temas autorais e de autoria de Paulo Dorfman, Marcelo Corsetti e Bethy Krieger.

O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo, e produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Realizou cursos sobre história do jazz e do rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou no local. 

Quinta 19h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)