11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

O evento acontece de 5 a 22 de setembro e reúne chefs e restaurantes para uma programação com comida de rua, oficinas e jantares harmonizados na cidade serrana

VER GALERIA

A partir do dia 5 de setembro, Gramado reúne chefs e restaurantes para o 11º Festival de Cultura e Gastronomia, com uma programação intensa com comida de rua, oficinas, jantares harmonizados e muitas atrações culturais. Neste ano, o país homenageado é o Chile - e é de lá que vem a inspiração para a elaboração das mais diferentes receitas servidas durante toda a programação. A reunião de sabores, texturas e aromas promete belas experiências gastronômicas na cidade que já é considerada sinônimo de boa cozinha.

Festins
Os jantares harmonizados, já conhecidos como os tradicionais e disputados festins, receberão sete renomados chefs dos mais respeitados restaurantes chilenos. Restaurantes importantes e reconhecidos de Gramado sediam os encontros.

Quinta (5/9), às 20h, Restaurante Malbec
O chef Carlos Mardones é quem comanda a cozinha do restaurante Macerado Viña Mar, de Viña del Mar, que conjuga intensidade com produtos originários de Casablanca, da região de Valparaíso. Mantendo a essência da comida caseira feita com cuidado, a casa é especialista em harmonizar os pratos com vinhos e espumantes da região.

Sexta (6/9), às 20h, Restaurante Josephina 
Considerado um dos melhores restaurantes do Chile, o Milla Milla está localizado na Vinã Vik, um refúgio de vinhedos. Entre paisagens deslumbrantes, o chef Rodrigo Acuña cozinha usando apenas ingredientes sazonais, orgânicos e de origem local porque acredita que a influência do terroir está presente em todos os alimentos e não apenas nas uvas da vinícola. A horta própria abastece a cozinha e quando são necessários produtos adicionais, o chef recorre às comunidades próximas.

Domingo (8/9), 12h30min, Bistrot Pastasciutta
O chef Federico Ziegler vem do Polvo Bar de Viños, de Santiago, primeiro bar de vinhos terroir. Ziegler é responsável também pela seleção da carta de vinhos, composta por mais de 100 rótulos, todos de pequenos produtores ou que refletem alguma característica do seu lugar de origem.

Terça (10/9), 20h, Wood Hotel
Com mais de uma década de experiência em restaurantes na Europa e América do Sul, o chef Antônio Moreno está à frente da cozinha do restaurante Puerto Claro, de Valparaíso. Seus pratos são elaborados a partir de ingredientes da estação e produzidos na região, inspirados por receitas e sabores do mundo.

Quinta (12/9), 20h,  Castelo Saint Andrews
Talento em dose dupla. Os chefs Giuliano Olmos, do restaurante Domus Mare, e Jorge Ruiz, de Viña del Mar, unem a experiência de décadas à frente de restaurantes de alto nível e em hotéis 5 estrelas na elaboração de pratos que combinam várias técnicas e sabores contemporâneos.  

Sexta (13/9), 20h, Restaurante San Tao
Os chefs e amigos Paula Baéz e Cristian Gómez estão à frente do restaurante Tres Peces, de Valparaíso, especializado em frutos do mar. Depois de seus caminhos se cruzarem inúmeras vezes, decidiram abrir um restaurante, cuja principal característica é a pesca responsável, para promover os sabores chilenos. Todos os peixes, mariscos, crustáceos e algas têm origem conhecida.

Sábado (14/9), 20h, Restaurante Nonno Mio
O chef Nicolás Navarro está à frente do La Caleta, de Maitencillo, restaurante familiar criado nos anos 80 do século passado. A localização privilegiada, em frente à enseada dos pescadores em Maitencillo, garante o extenso cardápio de frutos do mar, mas que também conta com carnes e aves.

 

Para mais informações e programação completa acesse a fanpage do evento.