Foto: Banco Dados Museu UFRGS/Divulgação

27

AGO

30

SET
HORÁRIOS Ter a sab das 10h às18h
Dom das 13h às 17h

Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul lembra 40 anos da Lei da Anistia

A exposição “Anistia: Um Passado Presente?” será inaugurada nesta terça-feira (27/8), às 18h30min, com palestra da professora Mariana Joffily, no Memorial do Rio Grande do Sul

VER GALERIA

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) inaugura nesta terça (27/8), no Memorial do Rio Grande do Sul, a exposição Anistia: Um Passado Presente?, que marca os 40 anos da promulgação da Lei da Anistia, de 1979. Na inauguração haverá uma palestra com a professora Mariana Joffily, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
 
Serão exibidos 25 banners, fotografias de Ricardo Chaves e documentos originais do AHRS e do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom), com destaque para o Arquivo do Movimento Feminino pela Anistia/RS, fundado em 1975.
 
A mostra é uma realização do AHRS e da Escola de Humanidades da PUC-RS. Tem curadoria de Ananda Simões Fernandes e Tatyana de Amaral Maia, e apoio cultural do Musecom, do Museu Antropológico do RS (Mars) e do Memorial do RS.
 
A exposição permanece aberta ao público até 30 de setembro, com entrada franca. Visitas mediadas para escolas e grupos podem ser agendadas pelo email memorial.acaoeducativa@gmail.com.

Vinculado à exposição, o seminário Anistia: Um Passado Presente? acontece de 27 a 30 de agosto, sempre às 18h30min, no auditório do Memorial. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com inscrições somente nos dias dos eventos, por ordem de chegada. Haverá emissão de certificados.

 
Programação
 
Terça (27/8) - Conferência de abertura com Mariana Joffily (Udesc)
 
Quarta (28/8) - Mesa-redonda:
A Campanha da Anistia: História, historiografia e memória, com Carla Rodeghero (Ufrgs), Diorge Konrad (UFSM) e José Carlos Moreira da Silva Filho (PUC-RS);
 
Quinta (29/8) - Mesa-redonda:
A Lei da Anistia e a Justiça de Transição no Brasil, com Carlos Arthur Gallo (Ufpel) e Marli de Almeida (UPF/Colégio Ipanema)
 
Sexta (30/8) - Mesa-redonda:
Dever de memória, Direitos Humanos e Exílio, com Teresa Schneider Marques (PUC-RS) e depoimentos de Carlos Frederico Guazzelli (Comissão Estadual da Verdade) e Flavio Koutzii (anistiado político)

Ter a sab das 10h às18h, Dom das 13h às 17h

Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega)

Entrada franca