Grupo Palmarinos, pertencente ao Sopapo Poético, homenageia Oliveira Silveira. Foto: Feijão/Divulgação

27

AGO
HORÁRIOS Terça 19h30min

"Poema Sobre Palmares" será lançado no Sopapo Poético

A segunda edição do livro será lançada em homenagem ao poeta e escritor Oliveira Silveira nesta terça-feira (27/8), às 19h30min, no CMET Paulo Freire

VER GALERIA

O sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, tradicional roda de poesia e música, e a Associação Negra de Cultura (ANdC) prestam homenagem ao poeta e escritor Oliveira Silveira com o lançamento da segunda edição do livro Poema Sobre Palmares (Editora Alternativa), acompanhado de CD com leitura dramática pelo Sopapo Poético, da forma como foi composta por Oliveira Silveira. O evento acontece nesta terça (27/8), às 19h30min, no CMET Paulo Freire, com entrada franca.

Oliveira Ferreira Silveira (1941 - 2009), nasceu em Rosário do Sul e viveu a maior parte de sua vida em Porto Alegre. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Militante do Movimento Negro em Porto Alegre, foi um dos fundadores do Grupo Palmares, sendo um dos idealizadores do 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Poema sobre Palmares é um entre os diversos livros publicados por ele.

Oliveira Silveira, em seu Poema sobre Palmares, conduz o leitor a uma reflexão histórica através de seus versos ricos de metáforas e simbolismos, como "Para Palmares veio negro / Que não gemia nos açoites”.

Na apresentação da obra, os "sopapeiros", ao se referirem aos versos citados, assim escrevem: "(...) Esses versos nos impactam pela sua carga significativa. Resistência na dor, pela raiva e indignação que alimentavam o desejo de liberdade. (...) resolvemos registrar em áudio para públicos mais amplos desfrutarem da sonoridade e do ritmo encontrados nas estrofes desse Poema. (...) Entregamos ao público este trabalho para que através da poesia oral e da música nos conscientizemos da importância dessa resistência, como foram outras que ainda estão esperando para serem devidamente reconhecidas".

O registro da leitura dramática de Poema sobre Palmares foi feita pelo grupo Palmarinos, formado por Marieta Silveira, Jorge Fróes, Lilian Rocha, Kyzzy Barcelos, Vladimir Rodrigues, Fátima Farias e Sidnei Borges. Violão, efeitos e arranjos musicais de Vladimir Rodrigues e participações especiais de Pâmela Amaro (coros, percussão e cavaquinho) e Naiara Silveira(coros). A captação, mixagem e masterização são assinadas por Rick Carvalho (Graviola Studio) e a direção da leitura dramática é de Marieta Silveira. O CD foi gravado entre julho e agosto de 2018. A realização é do Sopapo Poético e da ANdC.

O sarau é um encontro mensal promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC), sempre na última terça-feira do mês. Como outros saraus afro-brasileiros, desde 2012, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Terça 19h30min

CMET Paulo Freire (Rua Santa Terezinha, 572)

Entrada franca