Feijoada e samba na Pinacoteca Ruben Berta

O evento vai coroar a programação da 3ª Semana do Patrimônio Cultural, neste sábado (24/8), as 11h às 17h, sob o comando do chef John Oliveira e da banda Ostenta Samba

Uma feijoada acompanhada de roda de samba vai coroar a programação da 3ª Semana do Patrimônio Cultural neste sábado (24/8), no pátio da Pinacoteca Ruben Berta. O evento será realizado das 11h às 17h, sob o comando do chef John Oliveira e da banda Ostenta Samba.

A escolha da atividade no programa de uma Semana dedicada a praticar e refletir sobre a importância do patrimônio cultural na sociedade deve ser compreendido no âmbito da referência da cultura do povo brasileiro. Referências são as práticas (festas,rituais) e objetos (monumentos, artes, arquitetura) utilizados pelos grupos para representar, realimentar e modificar sua identidade e, principalmente, localizar a sua territorialidade, conferindo um sentido diferenciado e especial ao nosso modo de ser e ver o mundo. Assim, pode-se dizer que o samba e a feijoada, patrimônios culturais, também significam brasilidade.

Por outro lado, passa a ser significativo o fato de esta feijoada ser realizada na Pinacoteca Ruben Berta. A coleção tem como seu núcleo gerador um acervo de obras de arte modernista. E o que isso quer dizer? É que embora a feijoada seja um prato conhecido dos brasileiros há mais de dois séculos, para alguns especialistas, o fato desta iguaria ter se tornado o prato tipicamente nacional, seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira.

Informações por e-mail aapipa.poa@gmail.com ou no telefone (51) 3289-8291.

Sab das 11h às 17h

Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico)

R$ 60 (antecipado) e R$ 70