Autorretrato de Stanley Kubrick. Foto: Look Magazine Collection/Divulgação

21

AGO

28

AGO
HORÁRIOS Qua 19h30min

Stanley Kubrick é tema de curso no Instituto Ling

A atividade acontece nos dias 21 e 28 de agosto, às 19h30min, com o professor e cineasta Cassio Tolpolar, e fará conexões entre a biografia, o estilo e a filmografia do diretor

Considerado um dos grandes gênios da história do cinema, Stanley Kubrick (1928 – 1999) será tema de curso no Instituto Ling. Na atividade que acontece nos dias 21 e 28 de agosto, às 19h30, o professor e cineasta Cassio Tolpolar fará conexões entre a biografia, o estilo e a filmografia do diretor, que inclui obras-primas como 2001: Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado, Laranja Mecânica e De Olhos Bem Fechados.

Com duração total de quatro horas, o curso pretende mostrar o que faz de Stanley Kubrick um gênio e porque é impossível ficar indiferente à sua obra. Dono de uma filmografia sem precedentes, formada pela concentração de filmes nos mais diversos gêneros, o diretor redefiniu a experiência cinematográfica a partir de estética única. Mesmo após 20 anos desde sua morte, a influência criativa do norte-americano continua poderosa dentro da cultura ocidental. O curso Stanley Kubrick: Desvendando o Gênio do Cinema tem como objetivo desmistificar o cineasta, procurando entendê-lo como pessoa e criador, com a revisão de seus principais longas.
 
O professor Cassio Tolpolar é cineasta. Estreou como diretor e roteirista em 2001 com o curta Vênus, exibido em diversos países e ganhador de prêmios como melhor diretor e melhor fotografia nos Festivais de Gramado e Brasília, respectivamente. Dirigiu vários curtas-metragens experimentais, programas para a TV e documentários. Cursou mestrado em Cinema pelo San Francisco Art Institute, permanecendo nos Estados Unidos por 11 anos. Trabalhou com instituições como Sundance, DeLuxe Studios e Los Angeles Latino International Film Festival. De volta ao Brasil, realizou produções como os documentários Mamaliga Blues e Uma Viagem a Philippson. Desde 2014, vem ministrando aulas de cinema e linguagem audiovisual em instituições como PUC, ESPM, Farol Santander, Fluxo e Casamundi Cultura.

As inscrições devem ser feitas online ou na recepção do centro cultural.

Qua 19h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 180