Instituto Zoravia Bettiol ganhou as chaves da Casa dos Leões

Evento na tarde desta quinta-feira (22/3) oficializou termo que permite a transformação do casarão histórico da Rua dos Andradas em futura sede da instituição

VER GALERIA

Foi assinado na tarde desta quinta-feira (22/3) o termo de permissão de uso da Casa dos Leões, futura sede do Instituto Zoravia Bettiol. A cerimônia oficializou a cedência do imóvel histórico localizado na Rua dos Andradas, 507, de propriedade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para a associação criada para zelar e divulgar a obra da artista plástica. Localizada na zona dos quartéis, no Centro Histórico da capital gaúcha, o casarão foi erguido há cerca de um século e se encontra abandonado há mais de 25 anos. O espaço já serviu de plataforma para a obra Tapume, do artista visual paulista Henrique Oliveira, concebida para a 7ª Bienal do Mercosul.

O evento na Casa Torelly contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, que entregou as chaves da Casa dos Leões para Zoravia Bettiol. Além da diretoria do instituto e de vários de seus conselheiros, marcaram presença no ato oficial personalidades ligadas à arte e à cultura, como Gilberto Schwartsmann, presidente da 11ª Bienal do Mercosul, e três secretários municipais da Cultura: o atual, Luciano Alabarse, e seus antecessores Roque Jacoby e Sergius Gonzaga – agora coordenador do Livro e Literatura.

O Instituto Zoravia Bettiol é uma associação sem fins lucrativos que toma por missão a preservação, pesquisa e difusão do acervo artístico e documental da artista, bem como o apoio e incentivo às manifestações da arte contemporânea. Também pretende cumprir relevante papel social por meio de ações educativas e pedagógicas, proporcionando inserção e pertencimento através da arte. O desenvolvimento de projetos expográficos, editoriais e de pesquisa, e a manutenção de agenda de cursos de formação artística, oficinas, seminários e workshops, estão entre as principais atividades que dão suporte à concretização de seus objetivos.