Matinal assinantes

Família Ramil / foto: Marcelo Soares

Casa Ramil ganha sessão EXTRA no domingo

Com quatro shows esgotados no Theatro São Pedro, espetáculo que reúne os talentosos Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, Thiago e João Ramil terá mais uma sessão no domingo, às 21h

Com quatro apresentações sould out, a família Ramil abre mais um oportunidade pra quem quiser asssitir o espetáculo Casa Ramil no Thetaro São Pedro. A sessão extra acontece neste domingo, dia 25, às 21h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site https://vendas.teatrosaopedro.com.br.

A seleção de repertório para o espetáculo CASA RAMIL tomou por base canções compostas por Kleiton, Kledir, Vitor, Ian e Thiago Ramil, que juntos somam 34 discos gravados e um extenso repertório de músicas inéditas ou gravadas por outros intérpretes. Gutcha e João Ramil estão dando os primeiros passos como compositores.

De um modo geral, uns indicaram as canções dos outros, partindo de critérios principalmente subjetivos, mas sempre levando em conta o efeito que a soma das escolhas teria para o show. De Kleiton e Kledir, artistas de longa trajetória que inclui o grupo Almôndegas, trabalhos individuais e a dupla, foram escolhidas canções como AlmôndegasDeu pra ti, Autorretrato ou Noite de São João, essa uma parceria de Kledir com o primo-irmão Pery Souza. Vitor Ramil, atuante desde a adolescência nos começo dos anos 80, comparece com RamilongaEstrela, estrela e Satolep fields forever, entre outras. De Ian Ramil, cujo primeiro disco, Ian, é de 2014, estão músicas como Derivacivilização (que dá nome a seu segundo disco, vencedor do Grammy Latino de Melhor Disco de Rock de 2016) e O bichinho (única inédita do repertório). E de Thiago Ramil aparecem, por exemplo, Amora e Casca, de seu primeiro disco, Leve Embora, também indicado ao Grammy Latino em 2016. Essas canções são parte de um total de vinte e duas que compõem o roteiro.

No palco, todos tocam e cantam, dividindo-se nos solos e somando-se nos vocais. Além dos tradicionais violões, baixo elétrico, violino, guitarra e percussão, a paisagem sonora incorpora saz, cuatro venezolano, raviola agostina, rabeca, synth e efeitos eletrônicos (leia abaixo quem toca o quê).

Os vídeos são de Isabel Ramil (filha de Vitor e Ana), que responde também pela iluminação em parceria com o tio Marcelo Linhares (marido de Branca). Karina Ramil (filha de Kleiton e Luciana) é a responsável pela direção de cena. O projeto gráfico é de Chris Ramil (filha de Kléber e Citânia), Isabel Ramil e Mariana Barbieri. Na produção, Kaio Ramil (filho de Kleiton e Luciana), sob a coordenação geral de Branca Ramil, idealizadora do projeto.

QUEM TOCA O QUÊ

KLEITON – violão aço, violino, percussão.

KLEDIR – violão nylon, cuatro venezolano.

VITOR - violão aço, raviola agostina, guitarra, saz, percussão e sintetizador.

IAN - violão aço, saz, guitarra, percussão e sintetizador.

GUTCHA – percussão, violino e rabeca.

THIAGO – baixo, violão aço, guitarra, sintetizador e efeitos eletrônicos.

JOÃO – percussão, violão nylon e efeitos eletrônicos.