Ricardo Carioba. Foto: Divulgação

17

AGO
HORÁRIOS Sábado 15h

Ricardo Carioba apresenta performance na Fundação Iberê Camargo

Neste sábado (17/8), às 15h, Ricardo Carioba faz intervenção artística de som e luz, em diálogo com a exposição "Antes da Palavra", de Daniel Senise

Neste sábado (17/8), Ricardo Carioba faz intervenção artística em diálogo com a exposição Antes da Palavra, de Daniel Senise. A apresentação de Retrato de Museu ocorre às 15h, no 2º andar da museu. A entrada é gratuita.

A performance aborda o espaço e a arquitetura da fundação com base nas suas características acústicas e possibilidades de recortes de luz e sombra. A obra sonora reflete sobre a ideia de que qualquer representação de espacialidade aparece como derivação do plano para interpretar as paredes do centro cultural, criando uma arqueologia de sua acústica.

O som rebate nas paredes construindo sua “impressão”, a fim de compor um sistema ilusionista com a imagem sonora. O vídeo usa elementos da construção e se desdobra em planos sugerindo novos espaços. Sua fina sincronia com o som possibilita uma narrativa complexa e instigante, onde a atualização do tempo, a deformação e composição do espaço tornam-se a figura central deste retrato.

O artista Ricardo Carioba produz instalações explorando a arquitetura por meio do vídeo, som e luz. Pesquisa os intervalos e o vazio que definem o espaço e sua percepção. Em seus trabalhos, utiliza os fundamentos físicos da linguagem visual e sonora, perturbando os hábitos da sensibilidade. 

Sábado 15h

Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000)

Entrada franca