Associação que busca a preservação do Hospital Psiquiátrico São Pedro lança livro

Obra que registra 15 anos de atuação e proporciona uma visita à história da instituição tem lançamento neste sábado (17/8), às 16h30min, na Biblioteca Pública do Estado

VER GALERIA

Na data em que é comemorado o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, a Associação Amigos da Memória do Hospital São Pedro lança o livro que resgata a história da instituição psiquiátrica e os 15 anos de dedicação de voluntários na preservação da memória, restauração e conservação do prédio histórico. O lançamento acontece às 16h30min, no Salão Mourisco, da Biblioteca Pública do Estado do RS.

O evento contará com a participação especial do músico René Floyd. A entrada é gratuita.

A obra Hospital Psiquiátrico São Pedro Livro dos Visitantes, que foi financiada por meio de ações junto à comunidade, como brechós e bazares, é composta por textos da pedagoga e presidente da AMeHSP, Andréa Mostardeiro Bonow, do psiquiatra Gilberto Slud Brofman, ex-diretor do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do historiador Edson Medeiros Cheuiche e da diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renata Galbinski Horowitiz, voluntária da associação. O livro conta, também, com fotos históricas e atuais, produzidas por Jane Machado e Cylene Dallegrave.

Mais do que registro, o Livro dos Visitantes busca auxiliar na compreensão da história do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que desde o século 19 encontra-se ativo nas questões de saúde mental da população do Rio Grande do Sul. A ideia, também é sensibilizar a comunidade em geral e as autoridades para que conduzam ações que visem a preservação e restauração dos bens patrimoniais.

Sábado 16h30min

Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190)

Entrada franca