Cartaz: Divulgação

16

AGO

17

AGO
HORÁRIOS Sex a partir das 19h
Sab a partir das 10h30min

Woodstock 50 na Associação Psicanalítica de Porto Alegre

Para comemorar os 50 anos do festival, o instituto organizou uma programação especial com música, literatura, artes visuais e psicanálise nos dias 16 e 17 de agosto

Há 50 anos, ninguém imaginaria que um festival de rock pudesse alcançar tamanha dimensão, nem mesmo seus criadores. Mas os ideais eram férteis e haviam sido gerados a partir de uma reação contra a Guerra do Vietnã e todas as outras, a busca pela liberalização dos costumes e liberdade sexual e a melhor música que o rock'n'roll poderia produzir.

Para comemorar os 50 anos do festival de Woodstock, o Instituto APPOA organizou uma programação em formato de um LP – o velho e bom long-play –, melhor dizendo, de um bolachão, com a participação de nomes ligados a música, literatura, artes visuais e psicanálise. A temática do Lado A acontece no dia 16 de agosto e está vinculada a Imagens, Contexto e Efeitos do Woodstock, e as do Lado B em 17 de agosto, privilegiando o Som, Ritmo e Canja Musical.

Realizado em uma pequena propriedade rural, na cidade de Bethel, no Estado de Nova York (EUA), nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, Woodstock convocou a todos para “três dias de paz, amor e música”. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker e a banda The Who, entre muitos outros músicos, acolheram o chamado e marcaram presença no palco e nos corpos das pessoas. Mesmo sem a infraestrutura necessária, as 500 mil pessoas que conseguiram entrar no local que abrigava o festival, mostraram ao mundo que ainda assim a convivência era possível. Eternizado por suas músicas e pelas imagens de um documentário, Woodstock anunciava ao mundo que uma nova era estava para nascer.

 

Participantes

Lado A

Anamaria BrasilÂngela L. Becker

Carlo Pianta

Eduardo Vieira da Cunha

Edson Sousa

Felipe Pimentel

Luciano Mattuella

Robson Pereira

 

Lado B

Anamaria Brasil

Ângela L. Becker

Carlo Pianta

Edson Sousa

João Ortácio

Luciano Mattuella

Robson Pereira

Sex a partir das 19h, Sab a partir das 10h30min

Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Bairro Petrópolis)

Entrada franca