Cena do filme "Catadora de Gente". Foto: Divulgação

Produções gaúchas são selecionadas para a Mostra Sesc de Cinema 2019

Dos 32 filmes escolhidos na categoria Panorama Brasil, dois são do Rio Grande do Sul

A Mostra Sesc de Cinema 2019 divulgou as produções selecionadas para a terceira edição do projeto. Dos 32 filmes escolhidos para a categoria principal com exibição em todo o país, dois são gaúchos: Isso me Faz Pensar e Catadora de Gente.

Os filmes serão apresentados na Mostra Panorama Brasil, que acontece em Paraty (RJ), de a 11 de novembro. Já a seleção Panorama Rio Grande do Sul conta com oito obras gaúchas, que irão percorrer o Estado.

Neste ano a mostra é composta pelas categorias Panorama Estadual, Panorama Brasil e Panorama Infantojuvenil. Além disso, foram inscritos médias-metragens, além de curtas e longas. Uma comissão formada por profissionais e especialistas da área da cultura é responsável pela avaliação dos filmes em cada Estado, exibidos em panoramas estaduais.

Já o Panorama Brasil é composto por 32 obras, que contemplam produções das cinco regiões do país – seis filmes são da região Norte, seis do Centro-Oeste, oito da região Nordeste, seis do Sul e seis do Sudeste –, além de 10 filmes infantojuvenis.

A Mostra Sesc de Cinema tem o objetivo de contribuir na difusão da produção cinematográfica brasileira e dar visibilidade a trabalhos, muitas vezes, não contemplados pelos meios de circulação comerciais. Neste ano, o concurso recebeu inscrições de 1200 participantes, de 210 cidades. Ao todo, foram escolhidos 380 filmes, incluindo os dois panoramas principais com exibição em todo o Brasil, que selecionaram 12 curtas, 20 médias e 10 longas.