Matinal assinantes

Associação Gaúcha de Escritores divulga vencedores do Prêmio Ages

Os nomes foram anunciados neste sábado (10/8), em cerimônia no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Escrita Criativa para Iniciantes, de Marcelo Spalding, da editora Metamorfose, foi o vencedor do Prêmio AGES – Livro do Ano 2019, anunciado neste sábado (10/8), pela Associação Gaúcha de Escritores em cerimônia no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. A obra também foi vencedora da categoria não-ficção.

Os escritores premiados receberam um troféu criado pela artista plástica Lília Manfrói. Nas oito categorias desta 17ª edição do Prêmio AGES, os escritores associados à entidade escolheram, em votação encerrada no dia 5 de agosto, os seguintes livros e autores como vencedores do Livro do Ano 2019.

Categoria infantil: Uma  Casa para Dez, Caio Riter, Editora do Brasil.

Categoria especial: Escrita Criativa para Iniciantes, Marcelo Spalding, Editora Metamorfose.

Não-ficção: Escrita Criativa para Iniciantes, Marcelo Spalding, Editora Metamorfose.

Narrativa curta: Verão no Fim do Mundo, Augusto Farinatti, Editora Modelo de Nuvem

Narrativa longa: Estela sem Deus, Jéferson Tenório, Editora Zouk.

Crônica: Não Existe Mais Dia Seguinte, Vitor Necchi, Editora Taverna

Juvenil: Horas Mortas, Antônio Schimeneck, Ama Livros.

Poesia: Segue Anexa Minha Sombra, Laís Chaffe, Editora Bestiário/Class.

A noite de premiação foi conduzida pela vice-presidente social da AGES, Leila Pereira, e pela vice-presidente administrativa, Léla Mayer, iniciando-se com uma homenagem aos autores e aos livros da literatura rio-grandense e, principalmente, “às mulheres que, ao longo da história, criaram e difundiram culturas e saberes”.

Após um relato das principais atividades e campanhas promovidas pela AGES neste ano e futuras realizações, seguiram-se uma homenagem in memorian à escritora Maria Dinorah, uma das precursoras na criação e divulgação da literatura infantil no Estado, além de ter sido a primeira mulher a ocupar o posto de patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 1989. Carmen Prado, diretora administrativa do Instituto Maria Dinorah e filha de Maria Dinorah, recebeu, pelas mãos da vice-presidente cultural da AGES, Gláucia de Souza, o diploma de diploma de Sócia Honorífica da AGES, concedido à Maria Dinorah.

Também foi homenageado o escritor Caio Riter, por sua atuação no cenário literário gaúcho e que, este ano, completou 25 anos de dedicação à literatura. Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira, coordenador de Oficina Literária no SINTRAJUFE-RS. Em 1994, publicou seu primeiro livro, O palito Diferente. Recebeu vários prêmios, entre eles destacam-se: 1º Prêmio Barco a Vapor, Açorianos, Orígenes Lessa, Livro do Ano-AGES, além de ter obras selecionadas pelo PNBE, e para os catálogos White Ravens e da Feira de Bolonha.  Foi, também, presidente da AGES. Caio Riter foi homenageado com a Pena Literária AGES - 2019, prêmio criado pela atual diretoria da AGES.

Apresentações de trechos do espetáculo Cunhãs, pelo coletivo teatral Panapaná e de poemas de diversos autores, pela poeta Ana dos Santos, criaram um clima de densidade poética, em que estiveram presentes alusões ao momento vivido pelo país, emocionaram os convidados durante a apresentação dos vencedores desta 17ª edição do Prêmio AGES.