Arte e resistência no Sarau da Alice

Nesta terça-feira (13/8), a partir das 20h30min, o Bar Divina Comédia recebe o poeta, cantor, compositor e instrumentista Rafael Sarmento em mais uma edição do evento

Nesta terça (13/8), depois da caminhada, a noite prossegue com o Sarau Alice, que será realizado no Bar Divina Comédia e recebe o poeta, cantor, compositor e instrumentista Rafael Sarmento. Além dele, apresenta-se o Batuque de Cordas – duo de violões integrado por Vinícius Correa e Cláudio Veiga –, Cristiano Hanssen e Nivaldo José. A poesia fica por conta de Fátima Farias, Mário Pirata e Gonçalo Ferraz.

O evento oferece também uma feira com exposição e venda de cartuns, artes visuais, fotografia, CDs, livros e artesanato. O valor arrecadado é dividido entre os artistas e os projetos sociais da ALICE – entre eles o jornal Boca de Rua, feito e vendido por moradores de rua de Porto Alegre há 18 anos.

Rafael Sarmento, paraense de nascença, por volta dos 12 anos de idade, se descobriu autor e com o apoio de um violão percebeu também o poder da música como ferramenta de transformação social e política. Começou aí sua jornada de pesquisa autodidata e experimentações sonoras.

Peregrinando desde cedo, em 2014 desembarcou em Porto Alegre, onde ainda reside. Nos últimos anos, têm se dedicado à construção de seu trabalho autoral – que transita entre a poesia falada e o cancioneiro popular, com pitadas de cada ritmo que já ouviu na vastidão do país –, além de firmar parcerias e integrar coletivos de modo a enriquecer sua arte com uma construção múltipla.

Em 2017, lançou seu primeiro trabalho, Agô – produzido por Thiago Heinrich, TH Audioworks/Parobé –, em parceria com o também compositor Tiago Rubens, que teve lançamento digital no final de março de 2018.

Terça 20h30min

Bar Divina Comédia (Rua República, 649)

R$ 12