Matinal assinantes

A poética de Chico Buarque está em foco no Von Teese Bar

O seminário Narrativas Contemporâneas vai abordar a obra do compositor a partir das canções que povoam o cotidiano de gerações, nesta terça-feira (13/8), às 21h

Nesta terça (13/8), a poética de Chico Buarque, a partir das canções que povoaram o cotidiano de gerações, irá iluminar a noite do seminário Narrativas Contemporâneas – Recorte Brasileiro, no Von Teese Bar, às 21h. Em O Fim do Relacionamento nas Canções de Chico Buarque, o professor de literatura Flávio Azevedo, estudioso da MPB, irá compartilhar com o público o prazer da leitura dos versos e da música do compositor e escritor ganhador do Prêmio Camões deste ano.

Durante o seminário, o professor lerá algumas letras de canções, que a seguir serão reproduzidas e, logo após, comentadas.

– Selecionei 13 canções, uma costura, como se houvesse uma evolução da fala do sujeito poético. Partindo da submissão com marcas de inconformidade (Com Açúcar, com Afeto), do pedido de compreensão para que o relacionamento não acabe (Eu te Amo), do desespero pela partida (Atrás da Porta), do lidar com a separação consumada (Trocando em Miúdos), do amor que apenas ficou na memória (Anos dourados), e algumas outras surpresas, tudo num tom leve e descontraído – explica Azevedo.

Já há alguns anos, o professor Flávio Azevedo vem desenvolvendo estudos sobre a MPB, que resultam em palestras-aula como, por exemplo, sobre o tropicalismo e os anos 1960. Nas comemorações dos 80 anos da UFRGS, foi o mediador da aula-espetáculo do cantor e compositor Gilberto Gil.

A entrada é franca, reservas no e-mail contato@vonteese.com

Terça 21h

Von Teese Bar (Rua Bento Figueiredo, 32 – Rio Branco)

Entrada franca