Matinal assinantes

Foto: Divulgação

"Abbey Road" é relançado com remasterizações e novas versões

Clássico disco dos Beatles completa 50 anos e ganha edição com novas mixagens em Estéreo, 5.1 Surround e Dolby Atmos, com gravações e demos de sessões nunca lançadas

Há 50 anos, em 8 de agosto de 1969, a banda mais famosa do mundo saiu da EMI Recording Studios, de Londres, para andar em fila única pelas listras pretas e brancas da rua, no cruzamento vizinho a Abbey Road. Com o fotógrafo Iain Macmillan equilibrado em uma escada e um policial parando o leve tráfego da rua, os Beatles cruzaram de um lado para o outro, três vezes, liderados por John Lennon, sendo seguido por Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison.

Apenas seis fotos foram tiradas, sendo a quinta selecionada como a capa do penúltimo álbum de estúdio dos The Beatles, Abbey Road, em homenagem à rua arborizada em que os estúdios estão localizados.

Lançado em 26 de setembro de 1969, Abbey Road não foi o último álbum dos The Beatles, uma vez que Let It Be foi lançado em 1970, mas foi o último que John, Paul, George e Ringo gravaram juntos, como uma banda. The Beatles vão celebrar o aniversário de Abbey Road com um conjunto de pacotes lindamente apresentados, que serão lançados em todo o mundo no dia 27 de setembro pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe.

Agora disponíveis para pré-venda, as 17 faixas do álbum foram recentemente mixadas pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro de mixagem Sam Okell em estéreo, alta resolução, surround 5.1 e Dolby Atmos, acompanhadas por 23 gravações das sessões e das demos, a maioria delas inéditas.

A jornada de gravação dos Beatles passou por muitas reviravoltas, com curvas de aprendizado e passeios excitantes. Aqui estávamos nós - ainda imaginando a magia de tudo isso  lembra Paul McCartney em seu prefácio escrito para os pacotes da edição de aniversário de Abbey Road.

Esta é a primeira vez que o Abbey Road foi remixado, apresentando gravações adicionais e demos. A nova edição do álbum segue as edições de aniversário remixadas e ampliadas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e The BEATLES (‘White Album’), lançados em 2017 e 2018, respectivamente. Para criar as novas mixagens estéreo, 5.1 surround e Dolby Atmos de Abbey Road, Martin e Okell trabalharam no Abbey Road Studios com uma equipe especializada de engenheiros e especialistas em restauração de áudio. Todos os novos lançamentos de Abbey Road apresentam o novo mix do álbum em estéreo, obtido diretamente das fitas originais de oito faixas. Para produzir o mix, Giles foi guiado pela mixagem estéreo original do álbum, supervisionada por seu pai, George Martin.

O conjunto Super Deluxe de Abbey Road apresenta 40 faixas - incluindo “The Long One” Trial Edit & Mix para o épico medley Side 2 do álbum - em três CDs (estéreo) e um disco Blu-ray (Dolby Atmos, 96khz/24 bit de alta resolução estéreo e DTS-HD Master Áudio de 96 kHz/24 bits 5.1). Os quatro discos estão abrigados em um livro de capa dura de 12 ”por 12” com 100 páginas, com o prefácio de McCartney e introdução de Martin, trazendo capítulos perspicazes e detalhados escritos pelo historiador dos Beatles, autor e produtor de rádio, Kevin Howlett, cobrindo os meses que precederam as sessões de Abbey Road dos Beatles, com detalhes faixa por faixa e notas sobre a sessão, a arte da capa e a sessão de fotos, e a recepção do álbum após a sua liberação.

O livro deslumbrante traz ainda um ensaio do jornalista musical e autor David Hepworth, que analisa a influência do álbum ao longo de 50 anos. A publicação é ilustrada com fotografias raras e inéditas, incluindo muitas que foram tiradas por Linda McCartney; imagens de letras manuscritas nunca antes publicadas, esboços e uma partitura de George Martin, correspondência dos Beatles, folhas de gravação e caixas de fita, além de reprodução de anúncios impressos originais. A coleção de áudio digital Super Deluxe apresenta todas as 40 faixas para serem compradas por download, além de streaming em formatos padrão e MFiT, bem como em áudio de alta resolução (96kHz/24 bits) para download.

O conjunto do vinil Deluxe da edição limitada de Abbey Road apresenta todas as 40 faixas da coleção Super Deluxe em três LPs de vinil de 180 gramas. O novo LP estéreo mixado do álbum está embalado em uma capa que foi fielmente replicada, com os dois LPs das sessões emparelhados, apresentados em uma caixa com um encarte de quatro páginas. O conjunto Deluxe 2CD combina o novo mix estéreo com versões tiradas das sessões e das gravações das demos de suas 17 músicas, sequenciadas para corresponder à ordem de execução do álbum.

Os dois discos são apresentados em um digipak com um livreto de 40 páginas resumido do livro do Super Deluxe. A nova mixagem estéreo do álbum também está disponível em 1 CD e 1LP vinil de 180 gramas, para download digital em padrão e áudio MFiT, e em um disco de vinil de imagem limitada, ilustrado pelas imagens da capa e da contracapa do álbum.

No Brasil o álbum estará disponível nos formatos digital e cd duplo deluxe. A pré-venda de Abbey Road pode ser adquirida aqui.