Raul Seixas. Foto: Divulgação

11

AGO
HORÁRIOS Domingo 20h

Sarau Voador para Raul Seixas

O maluco beleza será o homenageado do evento na edição "Metamorfose Ambulante ", que rola neste domingo (11/8), às 20h, no Bar do Nito

VER GALERIA

Neste domingo (11/8), mais uma vez, o Bar do Nito será palco do Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriado, desta vez em homenagem a Raul Seixas. Com o tema Metamorfose Ambulante, Deborah Finocchiaro e Roger Lerina recebem a cantora e compositora Izmália e o músico e jornalista Jimi Joe. O artista visual Alexandre Carvalho fará pintura ao vivo durante o evento.

Dona de uma voz forte e de personalidade, Izmália é cantora, compositora e instrumentista. Transita por vários estilos e presta tributo a grandes nomes, sempre trazendo novos repertórios. Com 18 anos de carreira, já gravou quatro discos, um DVD e foi duas vezes vencedora do Prêmio Açorianos de Melhor Cantora.

Além de músico, Jimi Joe é jornalista, radialista, tradutor e ator. Iniciou a carreira em 1975, nas antológicas Rodas de Som do Teatro de Arena, em Porto Alegre. Autor de Sandina, um dos hinos do rock gaúcho imortalizada na versão dos Replicantes, Jimi ainda integra  grupos como Júlio Reny & Expresso Oriente, Wander Wildner y Sus Comancheros e Les Johnson.

Nascido em Salvador, no dia 28 de junho de 1945, Raul Seixas iniciou a carreira musical em 1962, época em que a bossa nova estava em alta. Mas preferiu seguir seu próprio estilo, com influência do rock and roll, associada a elementos da música nordestina como o baião, xaxado e música brega.

Sua primeira banda foi Os Relâmpagos do Rock, que mais tarde mudou o nome para The Panthers e, finalmente, Raulzito e os Panteras. A fama e o reconhecimento ainda estavam longe, tanto que no final dos anos 1960, tentou a carreira como produtor na CBS, onde produziu e compôs com Jerry Adriani, Renato e Seus Blue Caps, Trio Ternura, Sérgio Sampaio e outros. Mas acabou demitido por usar o dinheiro da empresa, sem conhecimento dos seus superiores, na realização do seu LP Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez.

Entre seus parceiros musicais está o escritor Paulo Coelho. Eles formaram uma dupla criativa com o grupo Sociedade Alternativa, de cunho anarquista, baseado na doutrina de Aleister Crowley, e também destinado a estudos esotéricos. O trabalho foi considerado subversivo pelo regime militar brasileiro e ambos se exilaram nos Estados Unidos, entre 1973 e 1974. No exterior, Raul conheceria ídolos como Elvis Presley, John Lennon e Jerry Lee Lewis.

Pouco antes de sua morte, em 1988, compôs, gravou e excursionou com o também baiano Marcelo Nova. Seu último LP, A Panela do Diabo, foi lançado dois dias antes de sua morte, em 21 de agosto de 1989.

Domingo 20h

Bar do Nito (Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 105)

R$ 30