Praça da Alfândega. Günter Weimer/Divulgação

23

MAR

28

ABR
HORÁRIOS Seg a sex das 10h às 19h e aos sábados
das 10h às 17h

A cidade em primeiro plano

Exposição "Percursos Urbanos" reúne obras inspiradas em cidades reais e imaginárias a partir do dia 23 de março na Galeria Duque

VER GALERIA

Na semana de aniversário de Porto Alegre, a Galeria Duque imaugura a exposição Percursos Urbanos nesta sexta-feira, dia 23 de março, das 18h às 20h. Além da capital gaúcha, Punta del Este, Salvador e Budapeste são algumas das cidades representadas na coletiva – que tem a curadoria da arquiteta Ester Meyer e é um recorte da mostra O Desenho da Memória, atualmente em exibição no Solar do IAB-RS.

São pinturas, gravuras e desenhos em bico de pena, grafite, lápis de cor e aquarela, realizados por sete artistas gaúchos – que estarão presentes na inauguração e falarão sobre sua representação de diferentes cidades reais e imaginárias, presentes na mostra. Entras as obras selecionadas, Günter Weimer e Luciana Marson, por exemplo, representam Porto Alegre com trabalhos inspirados na Praça da Alfândega e no Viaduto Otávio Rocha. Já Diniz Machado lançou um olhar poético sobre o Farol de Itapuã. Lourenço Degani representou Budapeste, enquanto Marcelo Spolaor apresenta sua visão de uma marina de Punta del Este.

Percursos Urbanos destaca o desenho como forma de pensar: uma investigação de cunho artístico do olhar sobre identidade e memória cultural das cidades. Destaca também a figura humana em diálogos espaciais, elementos de composição e contextos urbanos observados ou imaginados – explica a curadora Ester.

Seg a sex das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 17h

Galeria Duque ( Rua Duque de Caxias, 649)

Entrada franca