Matinal assinantes

Foto: Maciel Goelzer/Divulgação

09

AGO

24

AGO
HORÁRIOS Sexta 20h
Sábado 18h

Grupo Máscara EnCena estreia novo espetáculo no Instituto Ling

Fazendo alusão a uma temporalidade futura, a peça "2068" tem direção de Liane Venturella e fica em cartaz de 9 a 24 de agosto, dentro do projeto Ponto de Teatro

Após o sucesso da premiada montagem Imobilhados, que teve temporadas em diversas cidades do Brasil e passou pelo Canadá, o grupo Máscara EnCena se prepara para estrear seu novo trabalho. Intitulado 2068, o espetáculo usa mais uma vez as máscaras expressivas, que já se transformaram na marca registrada do grupo gaúcho, e ainda acrescenta a manipulação de bonecos em cena.
 
Com direção de Liane Venturella, a novidade terá temporada de 9 a 24 de agosto dentro do projeto Ponto de Teatro, do Instituto Ling. Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do local.

Durante a peça, os quatro atores Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dão vida a oito diferentes personagens confinados em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança. Fazendo alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo é permeado pelo questionamento: ainda é possível sonhar? Usando as máscaras e os bonecos, além de tecidos e objetos animados, o grupo explora temas como aprisionamento e liberdade.

– Contamos histórias bem simples – a complexidade está no olho daquele que assiste. São personagens enclausurados, mas eles ainda conseguem sonhar. Abrimos essa conversa com o público: tu és uma vítima, ou colaboras com a violência, qualquer violência, com teu silêncio?  – finaliza Liane Venturella, que assina a direção e também os figurinos do espetáculo.

A apresentação de 2068 ainda inclui uma oficina de crítica teatral gratuita, destinada a maiores de 18 anos – especialmente estudantes de jornalismo e teatro. Ministrada pelo jornalista e crítico Renato Mendonça, curador do Ponto de Teatro, a oficina inclui o acompanhamento da primeira sessão do espetáculo; aula expositiva e debate entre os participantes; escrita e revisão dos textos críticos produzidos pelos participantes; leitura aberta e discussão dos textos em aula; e publicação dos textos finais em plataforma digital. Os encontros acontecem nos dias 9, 13 e 20 de agosto. As inscrições podem ser feitas online.

Sexta 20h, Sábado 18h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)