Foto: Divulgação

09

AGO

25

AGO
HORÁRIOS Diversos horários

Segunda edição do "(R)Existe Usina Das Artes"

A segunda edição do projeto será realizada de 9 a 25 de agosto, na KZA das Artes Santa Terezinha, com espetáculos adultos, infantis, aulas abertas e atividades paralelas

A segunda edição do projeto (R)Existe Usina Das Artes promovida pelos grupos, companhias e coletivos que integram o Projeto Usina das Artes será realizada de 9 a 25 de agosto, na KZA das Artes Santa Terezinha.

O projeto tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre a importância da KZA das Artes Santa Terezinha, um novo equipamento da Secretaria Municipal da Cultura,  destacando o espaço e os projetos lá realizados. O local abriga desde agosto de 2017, grupos e coletivos de teatro integrantes do Projeto Usina das Artes que foram transferidos de suas salas na Usina do Gasômetro para o local.

A segunda edição do projeto terá na programação mostra de espetáculos para adultos com preços populares e mostra gratuita de teatro infantil. Também será realizado fórum de discussões sobre ocupação de espaços públicos para criação cênica, com participação de nomes da cena cultural. Serão ofertadas aulas de teatro abertas e gratuitas, ministradas por profissionais que integram os grupos residentes na KZA Santa Terezinha.

Fernando Zugno, coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura, destaca a importância do Projeto Usina das Artes.

– Ao completar dois anos de residência na Vila Planetário, queremos compartilhar nosso trabalho com a comunidade e discutir a relevância da manutenção do projeto para a coletividade cultural porto-alegrense – completa Zugno.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou no local, na hora da apresentação. Informações pelos e-mails cac@smc.prefpoa.com.br ou usinadasartespoa@gmail.com  e pelos telefones (51) 3289-8064 ou (51) 9847-28911.

 

Programação

Mostra de Teatro Adulto e Infantil

De 9 a 25 de agosto - sextas e sábados, às 20h, e domingos às 11h

 

Sexta (9/8)  -  Le Bufê, convidado do GRUPOJOGO

Sábado (10/8) - Deus é um DJ, mais recente criação cênica do GRUPOJO

Domingo (11/8) - Andarilho, espetáculo infantil do Teatro Ateliê

Sexta (16/8)  – Love me boy kill machine, solo de João de Ricardo - Cia. Espaço em Branco

Sábado (17/8) -  Populares temem invasão das Salsichas Gigantes, criação coletiva do Levanta Favela

Domingo (18/8) - Missão Água, espetáculo infantil do Grupo Depósito de Teatro

Sexta (23/8)  – GorduraTrans, solo de Heinz Limaverde, Cia. Rústica

Sábado (24/8) – O Inspetor Geral, resultado da Oficina de Criação e Montagem do GRUPOJOGO

Domingo (25/8) – Picadeiro, ensaio aberto do novo espetáculo infantil da Cia. Rústica de Teatro

 

Aulas de Teatro

Nos domingos,  das 14h às 16h, serão ministradas aulas abertas, livres e gratuitas, com artistas integrantes dos coletivos residentes do Projeto Usina das Artes. A entrada é gratuita.

11 de agosto  – Aula com artistas do Teatro Ateliê e Cia. Rústica.

18 de agosto – Aula com artistas do GRUPOJOGO e Levanta Favela.

25 de agosto  – Aula com artistas do Depósito de Teatro e Cia. Espaço em Branco

 

I Forum Manifesto

Vários segmentos da sociedade serão convidados para debater o seu papel na ocupação de espaços públicos para a criação cênica. Atividade realizada aos domingos, das 16h às 18h. Entrada franca.

11 de agosto – O Papel da Mídia

18 de agosto  – Sociedade Civil – Movimentos e Sindicato dos Artistas

25 de agosto – Experiências de Ocupação

Mediação - Michele Rolim, jornalista e crítica teatral

 

Atividades Paralelas

Crítica Teatral

Renato Mendonça irá coordenar  workshop para alunos da EEPA – Escola de Espectadores de Porto Alegre, que produzirá criticas de alguns espetáculos participantes da mostra.

 

Arte na fachada

Atividade que irá realizar pintura da fachada da KZA Santa Terezinha. Criação do artista Renan Canzi, que é arquiteto e lidera o projeto de grafiteiros e muralistas Casulo.

 

Diversos horários

KZA das Artes Santa Terezinha (Rua Santa Terezinha, 711, Santana)

R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)