Secretaria Municipal da Cultura homenageia os cem anos de Xico Stockinger

Comemorando o centenário de nascimento do artista, a secretaria preparou uma programação especial com exposição e exibição de documentário

VER GALERIA

A partir desta sexta (9/8), será aberta para visitação pública no Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues a exposição Infinito Stockinger. A mostra reúne nove gravuras originalmente executadas e impressas de 1956 a 1960 e que foram reeditadas (reimpressas) entre 2008 e 2009.

As obras foram realizadas na técnica da xilogravura que utiliza a madeira como matriz, possibilitando sucessivas impressões - como um carimbo - sobre o papel, e estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli desde 2012, a partir de uma doação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).

Já na quarta (14/8), a Cinemateca Capitólio  exibe sessão especial do documentário Xico Stockinger, do diretor Frederico Medina. A sessão inicia às 19h30min e tem entrada franca. No documentário, Medina retrata os três últimos anos de vida do escultor austríaco naturalizado brasileiro, por meio de seu trabalho, suas obras e a relação com o diretor.

Projeto Xico Stockinger 100 Anos - O escultor Xico Stockinger é um dos principais artistas modernos brasileiros. Fez de Porto Alegre seu lar e deixou pelas ruas e praças da cidade sua marca: esculturas de médio e grande porte que embelezam e qualificam os espaços públicos.

O centenário do artista também será comemorado com um projeto de restauração, manutenção e limpeza de 11 de suas obras públicas e realização de uma série de atividades com o objetivo de preservar sua memória, chamar atenção para seu legado e levar ao público ações de educação patrimonial.

O projeto no valor de R$ 300 mil está aprovado na Lei Rouanet, art. 18, possibilitando investimentos com 100% de isenção, oriundos de pessoas físicas que podem aplicar até 6% do IR, e de pessoas jurídicas, limitadas a 4% do IR. O projeto encontra-se em fase de captação e deve ser executado em 2020.

Serão restauradas três obras principais do artista: os painéis da Praça Dom Sebastião Homens e Touros, Flor de Ferro Descanso do Guerreiro, e serão realizadas manutenção e limpeza de outras oito esculturas.

Serão realizados ainda, passeios ciclísticos guiados, de forma a passar por várias das esculturas contempladas pelo projeto. A proposta é que o guia pare em cada escultura e converse com o público sobre a obra. O ônibus de turismo de Porto Alegre fará percursos especiais durante a comemoração do centenário, em agosto de 2019.

Uma oficina aberta ao público, a ocorrer na Praça Dom Sebastião, onde existem vários monumentos, será ministrada pela restauradora das obras. A restauradora Veronica Di Benedetti tratará do processo de restauração, falando sobre as causas de deterioração e tomada de decisão sobre a necessidade de intervenção em obras de arte no espaço público e, ainda, sobre o papel do cidadão na preservação de monumentos.

Seg a sex das 9h às 18h

Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Veríssimo, 307) e Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico)

Entrada franca