Matinal assinantes

Duke Ellington no Hurricane Club, em 1943. Foto: Gordon Parks

01

AGO
HORÁRIOS Quinta 19h30min

Audição Comentada sobre Duke Ellington

O jornalista Paulo Moreira recebe Vasco Piva e Dionara Schneider para uma sessão sobre a obra do músico norte-americano nesta quinta-feira (1/8), às 19h30min, no Instituto Ling

Nesta quinta (1/8), às 19h30min, o Instituto Ling realiza uma Audição Comentada de Jazz sobre Duke Ellington (1899-1974), um dos artistas musicais mais completos deste século, amplamente reconhecido pelo seu trabalho como maestro, pianista e compositor criativo de mais de 3 mil músicas. Conduzido pelo jornalista Paulo Moreira, o encontro terá canja musical ao vivo com o saxofonista Vasco Piva e a pianista Dionara Schneider interpretando ao vivo algumas das maiores obras do jazzista norte-americano.

Durante a sessão, Paulo Moreira promoverá uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a história do músico, com memórias e curiosidades, como o apelido de duque (Duke), que  se deve à pose nobre e ao fato do músico estar sempre bem vestido. Apenas as olheiras enormes destoavam, resultado do hábito de dormir pouco.

Ellington dirigiu orquestras e fez arranjos de obras de grandes nomes da música, como Mozart, Schubert, Bach e Brahms, mas o jazz foi uma constante. Não mudou seu estilo, embora tenha visto nascer diversas correntes durante sua carreira, como o bebop, o free e o jazz-rock. O colorido das sonoridades orquestrais enriqueceram o som de sua big band. “A orquestra é meu instrumento”, costumava dizer o estadunidense.

O saxofonista Vasco Piva é músico formado pelo Instituto de Artes da UFRGS. Compositor e multi-instrumentista, iniciou o estudo do saxofone ainda na década de 1980.

Identificado com as linguagens do jazz, rock e suas derivações, integrou diversas bandas e projetos sonoros na capital gaúcha. Tocou e gravou álbuns com vários artistas de diferentes gêneros, como Julio Reny, Solon Fishbone, Egisto Dal Santo, Plato Divorak e Mutuca Weyrauch.

Dionara Fuentes Schneider é natural de Santana do Livramento. Começou a construir seu conhecimento musical aos seis anos, brincando de reproduzir no piano as músicas que ouvia. Iniciou em 1980 o Curso de Graduação em Instrumentos e Canto da Universidade Federal de Pelotas, onde graduou-se Bacharel em Piano. Desde os anos 1980 é profissional da música, professora das séries iniciais e arte-educadora.

O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo, e produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Realizou cursos sobre história do jazz e do rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou no local. 

Quinta 19h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)